LOGOTIPO, IMAGOTIPO, ISOLOGO OU ISOTIPO?

24/03/2016

Capa_1

Sempre surge uma dúvida em meio a palavra LOGOTIPO. Mas afinal, o que é um logotipo?

Apesar de ser um assunto ainda controverso em muitas rodas de conversa e que muitas vezes acaba em discussões, vamos tentar esclarecer essas dúvidas que rondam as imagens que identificam uma empresa/produto/serviço.

Seja ela um símbolo, um lettering ou a junção de ambos (integrado ou não), é mais comum ouvirmos a palavra LOGOTIPO ou LOGO para nos referirmos aos elementos gráficos que simbolizam e/ou significam a empresa/produto/serviço.

Para muitos leigos, clientes e até profissionais da área, qualquer identidade é um LOGOTIPO ou LOGO. Entretanto, os designers tentam de todas as formas, “educar” os clientes, colegas e alunos, a saberem distinguir as diferenças que existem.

Vejam só:

a) LOGOTIPO Logo = palavra + Tipo = letra ou caracter. Isto é, um logotipo é quando atribuímos uma identificação (à marca/produto/serviço) apenas pelo Lettering. Exemplos: Zara, Sony, Vogue, entre outras.

Design-Culture14-02

b) IMAGOTIPO Combinação da imagem simbólica/ícon + Lettering. Geralmente o símbolo/ícon + o Lettering poderão eventualmente funcionar em separado. Exemplos: Lacost, Adidas, Motorola, entre outros.

Design-Culture14-03

c) ISOLOGO Combinação integrada da Imagem/ícon + Texto. O ícon está integrado no Lettering ou vice-versa. Nunca podem ser separados uma vez que não funcionam um sem o outro. Exemplos: BMW, Burguer King, Harley-Davidson, entre outros.

Design-Culture14-04

d) ISOTIPO ou SÍMBOLO É apenas o Ícon/símbolo que visualmente sintetiza os valores, o caráter, os princípios e a personalidade da marca/produto/serviço.

Design-Culture14-05

Dentro da família dos ISOTIPOS temos:

d1) MONOGRAMA –  É a sobreposição, agrupamento ou combinação de duas ou mais letras ou outros elementos gráficos para formar um símbolo.

Design-Culture14-06

d2) ANAGRAMA Junção de palavras. Exemplo: ROMAMOR ou PESARUM = PEdro + SAra + RUi + Mendes.

Design-Culture14-07

d3) SIGLA Junção das iniciais. Exemplos: CCBB = Centro Cultural Banco do Brasil ou DKNY = Dona Karen New York.

Design-Culture14-08

d4) INICIAL É a primeira letra de uma palavra. Exemplo: “A” para Adobe ou S” para Seat.

Design-Culture14-09

d5) FIRMA A marca/produto/serviço de autor funcionam com assinaturas. Exemplos: Picasso, Walt Disney, Fátima Lopes.

Design-Culture14-10

d6) PICTOGRAMA FIGURATIVO Um ícon que representa um figura óbvia. Exemplos: Apple e Lacoste.

Design-Culture14-11

d7) PICTOGRAMA ABSTRATO Um ícon que não representa uma figura óbvia mas representa um significado. Exemplo: Os 3 diamantes da Mitsubishi.

Design-Culture14-12

Esperamos, com essas explicações/ilustrações, ter esclarecido suas dúvidas.

Fonte: Design Culture



Tags: Publicidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com