5 perguntas imprescindíveis para um bom briefing

04/04/2016

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A criação de um bom trabalho começa sempre com a elaboração de um bom briefing, principalmente quando falamos da identidade de uma marca. Com as perguntas certas você poupa tempo e se “tempo é dinheiro”, nada melhor do que ir direto ao ponto, direto ao que o cliente espera!

Neste processo, 5 perguntas chave, que podem se desmembrar em outras várias, pertinentes ao trabalho não podem faltar no seu briefing. Veja a seguir:

O quê?

É nesse momento que você faz perguntas como: “Quais são as peças a serem criadas?“, “A impressão deverá ser incluída no orçamento?“, entre outras.

Venda o seu peixe e fale tudo o que pode ser agregado ao serviço, como por exemplo o logo, manual de identidade, site, assinatura de e-mail e o que mais for sua especialidade.

Por quê?

“Qual é o objetivo do seu projeto?“, essa é uma pergunta que pode mudar totalmente seu pensamento em relação a criação dessa marca, porque com a resposta é que você saberea exatamente qual rumo tomar: se terá que fazer um redesign de uma marca já existente ou criar uma nova. Seja num caso ou no outro, saber o real motivo ajuda muito.

Como?

Você precisa entender como seu cliente quer essa marca, ou seja, qual estilo visual, o público que ele gostaria de atingir e a experiência que ele pretende transmitir aos seus clientes. Então perguntas como: “Existe um estilo que deseja seguir?“, “Quais são suas marcas de referência?“, “Quais cores você não quer utilizar?“, não podem ficar de fora.

Onde?

Saber onde a peça será veiculada, é muito importante pois pode alterar totalmente as cores e o estilo de sua criação, dependendo do tipo de público de poder aquisitivo, etc.

Quando?

Perguntar “Qual é o prazo de entrega?“ pode te dar uma margem para negociação e é super importante para traçar suas metas de trabalho. Já a pergunta “Qual é o seu budget?”, pode ser considerada por algumas empresas um pouco agressiva, então, é importante que você sinta isso do seu cliente antes de perguntar, mas não deixa de ser importante.

Agora que você já sabe o quê, por quê, como, onde e quando, não perca tempo! Seja objetivo e evite desperdício de tempo: seu e o do seu cliente!

Fonte: Designerd



Tags: Dicas , Publicidade

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