A EVOLUÇÃO DAS MARCAS AO LONGO DO TEMPO

11/04/2016

adnews-1916100073143705333441683cad9625361a17262e4ea5f7802b3f5097d3

Vivemos em um mundo em constante transformação e por diversos motivos, as empresas precisam acompanhar essas mudanças ao longo dos anos. Olha que legal a evolução dessas marcas:

McDonald`s

Criada, em 1940, a famosa rede de fast food americana “McDonald’s”, mudou diversas vezes, não só o logo mas o nome também. No início, a rede era conhecida como “McDonald’s Famous Barbecue”. Oito anos depois, houve uma reformulação e o seu design, que trazia um cozinheiro e passou a  chamar-se “McDonald’s Famous Hamburges Buyem by the bag”. Em 1953, mudou novamente passando a se chamar “McDonald’s: coast to coast” mas somente em 1962 que surgiram os tão famosos arcos, que é reconhecido, mundialmente hoje em dia. A identidade visual durou 15 anos, e em 1983 o fundo vermelho foi adicionado e a sua tipografia foi alterada para a cor branca. Outras mudanças foram incorporadas em 2003 e outras mais em 2006.

 

branding_mcdonalds

Pepsi

Criada em 1898, a Pepsi teve muitas versões testadas até chegar no que conhecemos hoje. A grande mudança aconteceu apenas em 1962 quando a Pepsi deixou de usar a palavra “Cola” em seu design. Mais tarde, foi refeito apenas com a palavra “Pepsi” sobre uma tampa de garrafa que mostrava as cores vermelhas, brancas e azuis. O logotipo da empresa passou também, por diversas mudanças e reformulações na tipografia até chegar no design atual.

branding_pepsi

Apple

O primeiro logotipo da empresa foi criado em 1976 e trazia uma riqueza de detalhes que ilustrava a descoberta da gravidade por Isaac Newton deitado sob uma macieira. A forma de maçã com uma mordida surgiu em 1977 que, inicialmente, continha as cores do arco-íris, que eram destinados a apelar para um público mais jovem para que chamasse mais atenção.

branding_apple

 

Shell

O logotipo da Royal Dutch Shell ou, o que conhecemos hoje como apenas Shell, surgiu em meados de 1900, em preto e branco e se manteve assim por longos 48 anos até que em1948, a cor amarela foi inserida em seu logotipo. Desde então, veio se reformulando durante vários anos. O mexilhão, conhecido pelo nome de Mussel Shell, que antes era um desenho de uma concha achatada, atualmente é hoje um escudo amarelo no formato de uma concha marinha denominada de Pécten (tipo de concha que se extrai as pérolas).

branding_shell

Coca-Cola

A Coca-Cola teve seu logotipo criado em 1886, mesmo ano da criação da empresa. Inicialmente, era um logo muito básico, contendo apenas o nome da bebida. A tipografia surgiu em 1887 quando a marca teve o projeto de comunicação renovada. Em 1985, a empresa assumiu um grande risco ao anunciar que estava mudando fórmula da bebida e junto, aproveitou e redesenhou o logotipo chegando a identidade visual que conhecemos hoje.

branding_cocacola

Volkswagen

Uma das principais fabricantes de automóveis do mundo, a Volkswagen teve seu logo criado em 1938 e era representada pelas letras “VW” justapostas por um círculo assemelhando-se à uma suástica (símbolo do partido nazista). A suástica foi removida de sua identidade visual assim que o exército britânico assumiu as rédeas da Alemanha, em 1950. Em 2000, a empresa  mudou as cores para azul e prata, com mais tridimensionalidade.

branding_volkswagen

Mercedes-Benz

Uma fusão entre DMG e Benz & Cie, fundada em 1926 resultou em várias retificações de seu logotipo. Em 1909, o projeto continha o nome da empresa em uma forma oval com um tipo de letra em branco sob um fundo negro. Entre os anos de 1916 e 1921, o logo se caracterizava por um anel interno levando o nome da Mercedes-Benz mas somente em 2008, o nome “Mercedes” foi retirado  da marca, tendo seu logotipo uma estrela de três pontas.

branding_mercedes

 

FedEx
O primeiro logotipo foi criado em 1973 e teve uma evolução e história bem curta. A empresa renovou a sua identidade apenas em 1994 e o redesenho veio da fusão “Federal Express” em “FedEx”. O designer contratado usou o espaçamento negativo, da nova marca, criando uma seta em direção para a direita e assim torná-la fixa na mente das pessoas. A empresa mantém até hoje o logo.

branding_fedex

NBC

Em 1926, a rede de televisão e de rádio americana NBC (National Broadcasting Company) mostrou em seu primeiro logo, um microfone e as letras “NBC” acima dela. O logo foi transformado em 1942, e trouxe uma representação colorida de um microfone junto com suas três letras. O pavão foi inserido apenas em 1956 e mais tarde foi substituído pelas iniciais – NBC – que permaneceram por 16 anos. Em 1975, um simples “N” passou a ser substituir a forma do pavão; retornando em 1979 (mas com a letra “N” em branco). A marca conseguiu se firmar com uma modificação de um projeto em 1986 e até hoje se mantém assim.

branding_nbc

Lego

A empresa Lego, modificou o seu logotipo durante os passar dos anos. Surgida em 1932, a marca experimentou vários projetos em 1946, que incluíam o redesign da empresa e homenageando à sua cidade de origem: Billund, na Dinamarca. Em 1950, a empresa projetou um novo design que caracterizava o nome Billund Denmark em um círculo maior, enquanto num círculo menor e interior a palavra “Lego”. A tipografia mudou ficou mais “gordinha”, em 1953 e permanece assim até os dias atuais mas, em 1998 foi acrescentado, um fundo quadrado de cor vermelha, dando mais destaque ao nome.

 

branding_lego

As mudanças são realizadas para que as marcas continuem memoráveis e assim, reforçam o relacionamento entre os seus consumidores.

Fonte: Comunicadores



Tags: Publicidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com