Ambição – Melhor ter cuidado!

13/04/2016

peixe

Quem não conhece a história da galinha que colocava ovos de ouro? Partindo do princípio que todos conhecem a história da pobre galinha, fica claro que a ambição pôs tudo a perder! É assim que acontece também no mundo dos negócios e é mais comum do que imaginamos!

Aquele executivo que tenta sobressair em uma reunião diante do chefe, aquele que mostra sua superioridade sobre o outro, o funcionário que acredita que o trabalho é um barco de náufragos onde cada um deve fazer o que puder para sobreviver e, assim, retém informações para que o colega não avance em um trabalho, e por aí vai!
Infelizmente, esse tipo de pensamento ainda está presente no mundo corporativo e sobrevive, escondido sob o manto de “voz do corporativo” para tomar decisões que reduzem recursos e esperam, ainda assim, aumentar a produtividade.

Os exemplos de pensamento acima citados, mostram o foco no curto prazo sustentado por uma justificativa aparentemente racional, que é a demanda dos acionistas. A mudança para um novo pensamento de gestão é desafiadora pois trata-se, não só de encontrar a competência correta que vai fazer o colaborador produzir melhor, mas também, escapar da tentação do curto prazo. Aquele pensamento de “vencer o quarter” ou bater a meta do mês tira o foco do negócio e desloca para o medo de sobreviver aos cortes.

As empresas, muitas vezes, tratam os sintomas, mas não atuam sobre os problemas reais, as causas que sustentam os comportamentos mantendo assim, aquele “menino da galinha dos ovos de ouro”, vivo dentro de nós.

Algumas indústrias, realmente preocupadas com isso, apontam para uma nova forma de pensar o que realmente é crescer e ter sucesso e já estão mudando seus métodos, saindo de metas de quarter para metas anuais, por exemplo.

Muitas vezes, os resultados a qualquer custo é altamente prejudicial para as empresas e para os profissionais.

Pense nisso!

Fonte: Você S/A



Tags: Dicas

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com