O ambiente corporativo e as redes sociais

19/04/2016

adicionar-colegas-de-trabalho

Desde o “boom!” das redes sociais que a polêmica em torno do assunto no ambiente de trabalho, vêm sendo discutido. Ainda podemos dizer que são as poucas empresas que liberam e até incentivam o seu uso, a grande maioria, ainda vê com maus olhos o uso durante o expediente.

É bem verdade que a rede tem o poder de nos fazer gastar, ao menos, uma hora do nosso dia e como “tempo é dinheiro”, talvez isso explique o motivo de muitas empresas não olhar com “carinho” para os outros benefícios que a rede social pode agregar ao trabalho.

Para Bianca Santos, gestora de RH, o uso excessivo da internet causa prejuízo financeiros a empresa, “Se você somar uma hora por dia, cinco dias por semana, no final do ano você pagou um mês para seu funcionário ficar em redes sociais, por isso, eu entendo a proibição, os colaboradores precisam de limites”.

O limite, passou a ser um ponto levantado por todos pois, mesmo com a facilitação e a boa intenção das redes sociais, o controle pessoal (e que muitas vezes o funcionário não tem), torna-se o grande vilão.

Nos dias de hoje, em que a grande maioria acessa as redes sociais via smartphones, parece ser uma grande bobagem bloquear ou proibir o acesso. Talvez seria mais interessante, a empresa determinar uns minutos do dia para o desbloqueio das redes sociais nos computadores corporativos. Afinal, existem também inúmeras maneiras das empresas se beneficiarem com as qualidades da rede, como por exemplo, a visualização da corporação que é estendida a milhões de pessoas.

Segundo a pesquisa “WhatsApp, trabalho e comunicação”, realizada em 2015, a maioria das pessoas (93,8%) com quem os entrevistados conversam pelo aplicativo são colegas de trabalho. O curioso é que a criação de grupos, por iniciativa da própria empresa, foi de apenas 5,4% da própria empresa. Outro dado que questiona o não uso do aplicativo, é que em 46,5% das conversas o assunto é o compartilhamento de tarefas, enquanto o assunto fofoca sobre pessoas soma um pouco mais de 19%.

A discussão sobre como o aplicativo vem articulando mudanças na forma de comunicação no ambiente organizacional ainda vai longe. E você, acha bom ou ruim o uso das redes sociais no ambiente corporativo?

Fonte: B2 Mídia Digital



Tags: Internet , Tecnologia

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com