Como controlar a ansiedade antes de uma apresentação

22/04/2016

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Falar para um grande público, pode ser tranquilo para alguns mas para outros, pode ser um verdadeiro martírio. O nervosismo e a ansiedade tomam conta, fazendo com a pessoa durma mal, tente decorar todas as linhas do discurso, se apresente na frente do espelho, etc. Nada disso é suficiente para tranquilizar quem sofre desse mal porém, algumas dicas podem ajudar a gerenciar o problema e manter-se calmo antes de subir ao palco:

1 . Prepare-se para o palco – A preparação é fundamental para reduzir o nível de ansiedade. Participe do processo de criação da sua apresentação: desde o planejamento, a estrutura lógica dos slides, até o conteúdo deles. Quanto mais domínio você tiver do conteúdo e da ordem cronológica, mais seguro você se sentirá.

2 . Conheça o local – Nem sempre, isso é possível mas caso seja, visite o local da apresentação com antecedência. Suba no palco, se imagine apresentando, olhe para as cadeiras vazias. Preveja quaisquer problemas que podem acontecer durante sua apresentação imagine-se como sairia deles: um problema no áudio ou alguém da plateia com perguntas mais complicadas.

3 . Pratique a apresentação – Ensaie em voz alta, de frente para uma audiência. Praticar a sua apresentação lhe dará confiança e a oportunidade de corrigir erros e passagens que podem ser melhoradas no conteúdo.

4 . Visualize o sucesso – Segundo psicólogos de esportes visualizar seu sucesso cria uma maior taxa de vitória. Antes de sua apresentação, imagine-se  falando com confiança e equilíbrio, colocando as informações nos lugares corretos e dando sentido ao seu conteúdo para o seu público.

5 . Conheça seu público – Conhecer quem é seu público e o que ele quer aprender com a sua apresentação, aumenta sua confiança. Chegue mais cedo ao local e converse com as pessoas, entenda o que elas esperam da sua apresentação. Assim, você fica mais tranquilo quanto ao que vai encontrar quando subir no palco.

6 . Pratique a positividade – Reforce a positividade. Se concentre em se convencer que cada passo está sendo seguido. Cada estudo de audiência, cada treinamento, é um passo a mais rumo à tranquilidade. Convença-se que você está preparado para a tarefa.

7 . Respire profundamente antes de falar – A falta de ar no começo da apresentação é bastante comum, até para apresentadores experientes. Procure um lugar isolado e faça alguns exercícios de respiração. Essa prática ajuda a  livrar o corpo do excesso de energia e diminui as sensações de taquicardia e mãos trêmulas.

8 . Memorize a sua abertura – No início da apresentação, quando o apresentador ainda está frio, ele geralmente se sente mais frágil e pouco apto a conquistar a plateia. Essas sensações podem aumentar o nervosismo. Portanto, treine muito. Começar bem a apresentação te dará a confiança necessária para ir bem até o final.

9 . O público não percebe o seu nervosismo – O público não vê como você se sente por dentro, por isso, muitas vezes eles não vão ver o quanto você está nervoso. Relaxe!

10 . Treine as conexões – Não decore somente os slides, e sim as conexões entre eles. Como você vai ligar um assunto ao próximo? Planejar isso, te dará uma vantagem em relação aos seus sentimentos de nervosismo.

Domine seu nervosismo. Não permita que ele tome conta de você e confie na sua capacidade! Vai dar certo!

Fonte: MonkeyBusiness



Tags: Dicas

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