Salve suas apresentações da Poluição Visual

29/04/2016

16394136

1) Planeje-a com antecedência:

Faça um roteiro antes de começar. Saber exatamente o que você quer passar para o público ajudará muito na hora de montar sua apresentação. Tudo o que você pretende falar, deve estar ligado com o que você vai apresentar. Por isso, é importante destacar as informações importantes no texto e trazê-las para a apresentação.

2) Organize o conteúdo:

Destacar as partes importantes do texto farão com que sua apresentação seja mais clara e objetiva. Isto não quer dizer que você precisa encher a tela com texto. Trabalhe o conteúdo com tópicos e, enquanto fala, traga o conteúdo que cada tópico representa. O público precisa entender aquilo que está assistindo e conseguir se localizar durante a apresentação.

3) Escolha bem a fonte e as imagens:

Procure trabalhar com fontes claras e seguras, além de imagens leves e objetivas, evitando assim que sua apresentação fique visualmente poluída, carregada de informações. Não se deixe seduzir por todos os efeitos que os programas oferecem, escolha apenas um, uma fonte ou duas no máximo e, por mais que a apresentação pareça simples, lembre-se: menos é mais.

4) Evite montagens e colagens:

Se você não tem intimidade com programas como Photoshop, Illustrator ou Corel, procure imagens já prontas para a apresentação. Evite criar montagens ou colagens para não passar uma impressão de trabalho escolar. A mesma regra de menos é mais também vale para as imagens. Dê preferência então, a apenas uma por slide e de alta qualidade.

5) Aprenda com os acertos e erros dos outros:

Preste atenção nos slides de colegas de trabalho, palestras, convenções ou conferências. Sem dúvida, essa é uma das melhores maneiras de aprender a fazer boas apresentações, evitando poluição visual. Veja com olhar técnico. Preste atenção em quais partes que as imagens foram usadas, quantidades, procure identificar as fontes, as cores e quantidade de slides. Identifique os pontos positivos e assuma estas características para suas próprias apresentações.

Com certeza, essas dicas vão te ajudar na hora de montar uma boa apresentação e lembre-se: evitar a poluição visual é importantíssimo mas, criar o visual adequado, praticar o conteúdo antes, e adquirir uma boa relação com a plateia é que farão da sua apresentação, um sucesso!!

Fonte: WCK



Tags: Dicas

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com