Hábitos que prejudicam a sua produtividade

09/05/2016

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Alguns hábitos prejudicam a sua produtividade e o seu bem-estar e mudá-los não é uma tarefa nada fácil.

O psicólogo Travis Bradberry, escreveu um artigo para o LinkedIn Pulse, onde defende que o que falta, em muitos casos, é puramente o autocontrole.

Dominar as próprias atitudes é essencial para o sucesso então, veja se você possui alguns hábitos que podem te prejudicar e livre-se deles o quanto antes:

1. Navegar na internet compulsivamente

Todo profissional pode e deve fazer pequenas pausas no trabalho pois isso o torna mais produtivo. Entretanto, essas pausas precisam ser programadas. Segundo Bradberry, o cérebro precisa de 15 minutos ininterruptos de concentração para entrar em estado de flow, isto é, atingir o ápice do seu desempenho. Quebras constantes de atenção impedirão que você chegue a esse estado mental de hiperprodutividade.

2. Responder e-mails assim que eles chegam

Estabeleça horários determinados para checar a sua caixa de e-mails. O hábito de ler mensagens assim que elas chegam significa interromper constantemente a sua linha de pensamento.

3. Buscar energia nos alimentos errados

O nível de glicose no sangue funciona como um acelerador do cérebro e quando está baixo, a pessoa sente-se cansada, lenta e dispersiva; quando alto, o efeito é contrário e a pessoa consegue trabalhar cheia de energia. Mas fique atento, a quantidade ideal da substância para otimizar o seu desempenho é 25 gramas.

4. Apertar o botão “soneca” do despertador

O hábito de ceder à tentação de se permitir mais alguns minutos de sono pela manhã pode parecer um “presente” mas seus efeitos tornam-se surpreendentemente negativos para o seu bem-estar durante o dia. Isso se dá ao fato de que o cérebro normalmente prepara o corpo para estar alerta na hora em que você costuma despertar. Por isso que muitas vezes acordamos um pouco antes do som do alarme. O melhor  a fazer é respeitar o primeiro alarme do relógio.

5. Aceitar todos os convites de reunião

Para Bradberry, executivos hiperprodutivos possuem uma certa aversão a reuniões para não perder um tempo precioso do seu dia. O melhor a fazer, é ser bastante criterioso na hora de aceitar convites para essas reuniões e se ainda assim, for impossível fugir, a saída é lutar para que a conversa não extrapole demais a programação.

6. Trabalhar em modo “multitasking”

O fato de fazer malabarismo com várias tarefas empobrece o seu desempenho, segundo Bradberry. Pessoas bombardeadas por estímulos possuem dificuldades de memorização e não conseguem prestar atenção suficiente no que estão fazendo. É mais produtivo e menos estressante começar uma atividade só depois de ter concluído a anterior.

7. Sacrificar a execução em nome da “perfeição”

O bloqueio, muitas vezes causado pelo perfeccionismo aparece principalmente na hora de começar a atividade. Prezar pela qualidade da entrega é diferente de atrasar o início de uma tarefa pela certeza de que ela ainda não foi bem planejada. Não passe tempo demais diante de uma página em branco. Afinal, não dá para melhorar o que ainda não foi feito, mas é possível aperfeiçoar o que você já começou.

Se você costuma ter alguns dos hábitos citados acima, já é hora de começar a deixá-los de lado.

Fonte: Exame



Tags: Dicas

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