Qualidades que podem te levar a se tornar um CEO

07/06/2016

ceo4

No mundo dos negócios, o processo de ascensão até a cadeira mais alta da hierarquia executiva mudou bastante é hoje, é possível galgar posições e chegar à liderança cada vez cedo — o difícil e grande desafio, é se manter no topo por muito tempo.

Hoje, os presidentes passaram a ser “medidos” pela capacidade de seduzir e cativar os demais com seu discurso.

Mas será que você possui características pra chegar a ser um CEO? Vejamos:

1. Acumulo de experiências heterogêneas – Possuir um currículo eclético (ter transitado por vários setores dentro da organização), é um diferencial interessante para candidatos ao cargo. A diversidade de experiências traz uma visão sistêmica, qualidade indispensável para qualquer presidente. Afinal, o seu foco deve ser o todo, e não as partes, de uma empresa.

2. Consegue ser visionário e pragmático – Se você enxerga de longe possibilidades que costumam ficar “invisíveis” para os demais, você está no caminho. Um presidente deve incentivar a inovação e a ousadia dentro da companhia, mas também deve garantir o controle dos riscos.

3. Resiliente ao extremo – A inteligência emocional é especialmente necessária aos CEOs. Normalmente, é ele, o alvo de pressões intensas e constantes que vêm de todos os lados (acionistas, dos donos da empresa e do mercado em geral) e saber conviver com essas inúmeras cobranças, exige muita resiliência – capacidade de encarar a realidade de frente, ser grato pelo que se tem e ser habilidoso em encontrar soluções.

4. Tomar decisões rápidas e sozinho – Para chegar ao topo, é necessário sólidas habilidades de relacionamento, mas exercer o poder pode ser uma tarefa surpreendentemente solitária. O CEO precisa ser capaz de fazer escolhas muito difíceis sem consultar os demais.

5. Ser humilde – CEOs com perfil mais modesto têm sido preferidos pelas companhias. A arrogância, confundida com autoconfiança e credibilidade do passado, estão fora de moda. Se você reconhece seus erros, pede ajuda e busca a cooperação de todos para chegar aos resultados, parabéns! O caminho é esse!

6. Faça aquilo que você fala – Outra característica essencial para qualquer candidato à cadeira mais alta da empresa é a consistência, ou seja, a capacidade de cumprir com a própria palavra. Isso é extremamente importante em função da imprevisibilidade do mercado e da necessidade de gerar engajamento para ter produtividade.

7. Tenha repertório técnico – CEOs não precisam ser especialistas, mas precisam ter conhecimentos sólidos sobre o setor e o negócio em que atuam. Embora seja um cargo de gestão, é preciso ter conhecimento de detalhes técnicos sobre finanças, dominar a leitura de balanços e demonstrativos, falar outros idiomas e até entender um pouco de sociologia e comportamento.

A capacidade de se comunicar bem em público também faz toda a diferença.

E então, será que você está apto a se tornar um forte candidato ao cargo?

Fonte: Exame



Tags: Dicas

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com