5 ATITUDES PARA SE TORNAR MAIS RESILIENTE NO TRABALHO

16/06/2016

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A resiliência é uma competência especialmente importante em tempos de crise. Seu conceito descreve a capacidade de reunir recursos e cavar oportunidades para se recuperar de um baque.

Pessoas resilientes tendem a se diferenciar por três atitudes: elas encaram a realidade de frente, são gratas pelo que têm e são habilidosas em encontrar soluções.

A capacidade de se manter otimista é justamente o que diferencia a resiliência da mera apatia e algumas atitudes podem facilitar o desenvolvimento da competência, são elas:

1. Valorize o contato com outras pessoas – Por mais que você se esforce, é impossível separar a identidade profissional da pessoal. O bem-estar emocional de um indivíduo no trabalho depende diretamente do estado dos seus relacionamentos pessoais. Portanto, busque conexões humanas significativas todos os dias.

2. Tenha sempre um plano B – Grande parte da ansiedade diante das situações profissionais vem do fato de que não sabemos o que pode acontecer a seguir. Munido de um olhar estratégico e preventivo sobre os problemas, você pode ter mais facilidade para enfrentá-los. Visualize possíveis soluções para eventuais imprevistos.

3. Peça ajuda (e ajude os outros) – Solicite um pequeno auxílio a um colega de trabalho — mesmo que não precise realmente de ajuda — e sempre que possível, retribua. A sensação de ser útil para os outros traz muita gratificação para o cérebro, além de ampliar a sua visão sobre a diversidade dos problemas do mundo. Quando você reconhece que o outro também tem carências e necessidades, fica mais fácil lidar com as suas próprias lacunas.

4. Divirta-se – Não se leve a sério demais. A capacidade de rir de si mesmo é o grande segredo para superar os problemas com mais facilidade. É fundamental preservar algum tempo da sua rotina para os seus hobbies. Dedique-se regularmente a algo que não tem nada a ver com a sua profissão, isso garante prazer, distração e um salto de autoestima.

5. Seja grato – A resiliência depende diretamente da capacidade de enxergar o lado bom do mundo, uma visão ligada à prática da gratidão. Quando você se torna grato pelos aspectos positivos da sua vida, nenhuma situação do trabalho —  por pior que pareça —  pode ser realmente uma catástrofe.

Não é difícil, vai?!

Fonte: Exame



Tags: Dicas

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