Conheça o ColorADD, o alfabeto de cores para Daltônicos

23/06/2016

color-add-daltonicos

No mundo todo, existem milhares de pessoas daltônicas. A limitação que não lhes permite distinguir algumas cores e, consequentemente, impede que sigam determinadas profissões como, por exemplo as de: eletricistas, polícias, artistas, pilotos, etc,o que, muitas vezes, provoca frustrações sociais e profissionais e até situações de risco.

Foi visando essas pessoas, que a McCann e a ColorADD, se juntaram para trabalharem juntas num projeto – criado pelo designer português Miguel Neiva – para universalizar o alfabeto das cores como uma ferramenta capaz de resolver estes problemas.

Um código simples e universal, que qualquer daltônico poderá utilizar para facilmente identificar as cores, independentemente da sua língua. Um código de cores, semelhante a um alfabeto ou ao braille para os cegos, onde as cores primárias são identificadas por um símbolo e as secundárias resultam da junção de vários símbolos. O código pode ser utilizado em todos os objetos de uso diário, através de uma aplicação para smartphone que identifica as cores e as traduz para o respectivo símbolo.

Em Portugal, por exemplo, as pessoas daltônicas já podem andar pelo metrô sem qualquer confusão. Lá, os símbolos estão por toda parte: em lápis de cor, hospitais, etiquetas e até mesmo em jogos para crianças.

color-add-pencils

O alfabeto das cores já foi reconhecido internacionalmente, tendo sido premiado pela ONU, graças à sua capacidade para reduzir as desigualdades do mundo. Mas o seu sucesso só é garantido quando empresas e instituições adotam o ColorADD no  dia a dia, para que os daltônicas não sintam nenhuma desvantagem.

O objetivo tanto da McCann, quanto da ColorADD, é generalizar o uso do alfabeto das cores por todo o mundo e, para promovê-lo, a McCann, além de diversos outros projetos em que as duas empresas têm trabalhado em conjunto, criou a campanha no vídeo abaixo, dirigida às marcas. Vale a pena dar uma olhada:

Uma iniciativa e tanto e uma ideia genial!

Fonte: Comunicadores



Tags: Mídia , Publicidade , Vídeos

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com