Como manter o equilíbrio entre negócio próprio e vida pessoal

24/06/2016

2016.01.26_Equilíbrio cópia

Engana-se aquele que pensa que ter um negócio próprio é moleza, pelo simples fato de não ter os horários de trabalho pré-definidos. Quebrando esse tabu, ter seu negócio exige muita dedicação e o sucesso da empresa depende de você como nunca e, muitas vezes, o tempo para o lazer pode ser prejudicado.
Mas é possível conseguir abrir o negócio dos sonhos, fazer com que ele dê certo, e ainda ter tempo para os amigos, para a família ou apenas para descansar. Quer saber como?? Veja algumas dicas:
1. Monte um negócio que o inspire – O primeiro conselho: só monte um negócio próprio se houver algum sonho seu envolvido nele. Caso contrário, sua vida pessoal parecerá ainda mais tentadora, acabando com a dedicação profissional.
2. Siga os planos – Planejar é essencial para conseguir conciliar sua empresa com atividades pessoais. Calcule cenários otimistas e pessimistas e navegue pelo cenário atual. Muitas vezes, algumas fases do negócio exigem mais dedicação e isso precisa ser considerado.
3. Converse com a família – Em alguns momentos, especialmente no início, pode ser preciso abrir mão de compromissos pessoais, em prol do crescimento da empresa. Por isso, tenha uma longa conversa com as pessoas importantes para você, antes de decidir abrir um empreendimento. Na fase inicial você desempenha diversas funções, já que não possui funcionários, e acaba trabalhando além do recomendado. São nessas horas que você precisa desse apoio.
4. Faça amizade com o relógio – Essencial para ter equilíbrio no trabalho e lazer é ter muita organização do tempo.
5. Monte uma agenda produtiva – Defina exatamente quantas horas você irá trabalhar. Escolha trabalhar no turno em que você é mais produtivo.
6. Divida para conquistar – Aprenda a delegar. Em vez de fazer tudo por conta própria, arrume sócios e funcionários que possuam forças diferentes das suas.
7. Separe muito bem suas contas – O lucro da empresa é o salário do dono do negócio. Não cometa o erro de abrir um negócio para querer pagar suas contas pessoais como principal objetivo e sim para construir um negócio sustentável. A empresa precisa ter lucratividade para reinvestir em si mesma. Tenha contas totalmente separadas.

Lembre-se: equilíbrio é fundamental!

Fonte: Exame



Tags: Dicas

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com