QUAL ÁREA DA PUBLICIDADE DEVO ESCOLHER?

29/06/2016

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Quem almeja trabalhar em uma agência de publicidade certamente já se fez essa pergunta: “Qual área devo escolher?”

Muitos dizem que determinadas áreas de uma agência, só entra quem tem o “dom”, mas não é necessariamente assim. Lógico, que ter um dom ajuda bastante, mas todos podem desenvolver ótimos trabalhos, basta estudar muito na área que você quer seguir e se empenhar.

Mas será que você sabe exatamente o que cada profissional faz? Preste atenção no texto abaixo e escolha de acordo com o seu perfil:

ATENDIMENTO
É o segmento da agência de publicidade que faz todo o contato com o cliente. É ele quem elabora o briefing (contém todas as informações de um cliente) e, a partir desse, é feito todo o trabalho de Criação da campanha publicitária.

Para ser um bom Atendimento, a pessoa deve ser muito responsável com os deveres e normas da empresa. Deve também ser ético(a), entender, e principalmente saber ouvir os clientes e passar as informações corretas para área de criação.

Mais do que isso, a função do Atendimento é a de ser um gestor. Ele é o grande responsável pela rentabilidade da conta na agência, concentrando todas as informações relativas a faturamento, custos e gastos internos. É através do Atendimento que novos negócios são gerados, pois ele é a porta de entrada de todos os projetos e a voz da agência para o cliente.

CRIAÇÃO

A área de Criação é uma das áreas mais cobiçadas no mundo da publicidade. Criação publicitária é o processo de confecção de peças e campanhas para a promoção ou venda de um produto, uma marca, uma empresa, um objeto, ou serviço. Um dos principais objetivos é a intenção de despertar o desejo de compra do consumidor, o fortalecimento de uma marca em relação aos seus concorrentes e a criação de uma imagem pública favorável.

Quem escolhe esta área deve ser bem antenado com o mundo online e offline. Precisa do máximo de referências possíveis e impossíveis para elaborar uma campanha de alto nível. Deve também ser uma pessoa minimalista, pois um detalhe pode custar uma conta na agência, e também tem que ser paciente, pois nem sempre a primeira opção é a opção aprovada.

PLANEJAMENTO

O profissional desta área, tem como principal função fornecer ideias a outras áreas estabelecendo um diálogo próximo com a área de Criação, responsável pela execução das ideias. A partir de análises de mercado e do consumidor, com base em pesquisas, estudos, experiências, o profissional busca insights e conteúdos que contribuam para fundamentar o desenvolvimento das campanhas. Contribui estrategicamente na construção das marcas dos clientes, entendendo suas forças e fraquezas, identificando oportunidades e possíveis ameaças, para definir o posicionamento da empresa. Sua visão estratégica e de negócios, gera sucesso para as marcas e agrega valor à comunicação dos clientes.

REDAÇÃO

O Redator, primeiramente, deve gostar muito de ler. Tem como função principal criar conteúdo para as peças de uma campanha. Ele é o responsável por cada palavra, traço, discurso e tudo que se refere à linguagem das peças de acordo com a temática eleita. Uma das principais missões do Redator é construir uma linha comunicativa que servirá de base para o departamento de criação de uma agência. Precisa ter clareza, ser conciso, escrever um texto interessante que desperte a curiosidade e ao mesmo tempo mantenha a proximidade com o leitor, usando a persuasão a seu favor de forma sutil.

MÍDIA

O Mídia é responsável por colocar uma determinada campanha no ar. É ele quem identifica os melhores meios e valores nos veículos de comunicação. Identifica hábitos e costumes de seu público alvo, está sempre atento às tendências que cerca sua área, determina os melhores veículos de acordo com o planejamento, e por fim, tem como missão atingir o maior número de clientes com o menor custo possível.

Para que o trabalho do Mídia seja feito com maior excelência, é necessário que 3 regras básicas sejam cumpridas:
1) Planejamento de mídia: Desenvolvimento de estratégias de acordo com a verba disponibilizada pelo cliente;
2) Plano de mídia: Organização das ações propostas pelo planejamento. Objetivo de mídia, estratégia de mídia e tática de mídia;
3) Compras: Negociação entre a mídia e o veiculo de comunicação.

Fica aí a dica para você que está sempre “antenado” nas tendências de comunicação no mundo contemporâneo.

Faça a escolha certa e siga o seu caminho!

Fonte: Portal Publicitário



Tags: Publicidade

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