COM MÍDIA SOCIAL É BOM SOCIAL MEDIA ESTAR SEMPRE ALERTA

14/07/2016

As mídias sociais, acabaram sendo aderidas por todas as grandes empresa do mundo, devido a todas suas facilidades, como o baixo custo de interação e a grande concentração de pessoas.

Mas essa popularidade toda, atrai também um número incontável de cibercriminosos e golpistas. E, geralmente, profissionais de social media já estão preparados e segurados contra esses ataques, mas será que os outros executivos da empresa também estão?

A McAfee, em um estudo recente descobriu, que os funcionários estão mais propensos a cibercrimes nas mídias sociais do que em qualquer outra plataforma de negócios.

Confira abaixo 3 ameaças que os funcionários precisam ficar atentos quando o assunto for mídia social:

1) Riscos para Marca

A mídia social da empresa é o carro-chefe de qualquer organização moderna. O risco está mais presente nessas plataformas do que no site, devido à facilidade de acessar informações dos usuários.

O principal risco nesse caso, são os impostores de marca ou perfis fakes. Uma conta representando uma marca não é necessariamente ruim, porém, qualquer ação feita por meio dessa página, principalmente de interação com os clientes, pode impactar diretamente a imagem da empresa. Além disso, essas contas podem se apropriar da popularidade da página real, roubando impressões ao confundir os consumidores. No pior dos casos, a conta pode se envolver com os clientes e entregar links com vírus. O custo é enorme: clientes que associam a marca ao ataque, provavelmente, não serão mais fidelizados.

Outro perigo é a invasão das páginas. Perder o controle de uma conta é o pior pesadelo de um social media. Mas esse tipo de perigo pode atingir qualquer um e já aconteceu com marcas como: Associated Press, Chipotle, NFL, Delta, entre outras. Estes ataques podem custar muito dinheiro para controlar os danos que corroem a confiança do cliente.

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2) Riscos para os funcionários

Se sua empresa estará presente nas redes sociais, é importante manter uma política de uso para seus usuários, mas lembre-se: os perigos externos podem surgir e criar situações fora do controle.

Como por exemplo, contas fakes de executivos. Um perfil fake do empresário da própria empresa pode caluniar a marca nas redes ou, no pior dos casos, enviar links perigosos para outros funcionários da empresa ou, funcionários de alto escalão dizerem algo inapropriado. Essas situações, podem causar muitos danos. Na dúvida, certifique-se antes.

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3) Riscos para os clientes

Os clientes são a alma do negócio e a reputação de qualquer marca nas mídias sociais dependem deles. É por isso que é mais do que importante mantê-los seguros nas redes.

Golpes tendo os usuários como vítimas podem acontecer de diversas formas. Eles variam de promoções falsas até sorteios de viagens usando o nome da empresa. Os danos são muitos: perda de dinheiro, pontos de viagens roubados, vazamento de informações, entre outros.

O que torna o golpe na internet mais perigoso é a sua escala. Um cibercriminoso pode aproveitar a hashtag de uma empresa para lançar um golpe. É importante ficar atento e considerar qualquer movimentação estranha durante o lançamento de uma campanha com hashtags.

Profissionais de social media devem estar atentos para assegurar que sua marca e todos envolvidos não sejam expostos a ameaças. A fim de fazer isso, as empresas devem monitorar continuamente todas as redes para evitar os riscos citados acima.

A mídia social é um oceano de dados dinâmicos e monitorá-lo manualmente é nada menos que uma tarefa básica e extremamente importante.

Fonte: ADNews



Tags: Dicas , Internet

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