Não seja descartado de cara em seleções de emprego

28/07/2016

size_810_16_9_curriculo-no-lixo

Estamos vivendo um momento delicado no país, onde o desemprego assombra a vida de todos os trabalhadores. Para aqueles que infelizmente perderam seus empregos, conseguir ser chamado para uma entrevista, já parece um prêmio na loteria de forma que, ser descartado de cara nessas seleções, é algo que deve ser evitado ao extremo.

Grande parte das seleções começa pela internet, candidatos percorrem uma maratona de sites priorizando, muitas vezes, a quantidade em detrimento da qualidade das inscrições.

Por mais competente que você seja, seu currículo não vai passar pela triagem inicial, caso cometa erros ou lance mão de estratégias na fase online como estas a seguir:

1. Falta de foco na candidatura – Candidatar-se a uma oportunidade fora do seu escopo profissional é certeza de ser eliminado de cara. Os recrutadores fazem uma triagem online das candidaturas e usam palavras chave ligadas ao perfil específico da vaga. Quem investe tempo se candidatando a posições que não estão relacionadas à sua área de atuação, certamente não terá vez!

2. Desatenção com informações básicas – Esquecer de colocar, por exemplo, o telefone de contato, parece inacreditável mas acontece, assim como erros de digitação no e-mail. Erros bobos de informação ou de português também eliminam de cara um candidato pois, na cabeça de um recrutador, se o profissional não tem atenção nem com o próprio currículo que é seu documento de apresentação, no dia a dia de trabalho sua concentração também vai deixar a desejar.

3. Negligência com teste online – Não dar a devida importância para essa fase pode custar a participação da seleção. Alguns cuidados que você deve ter, são: o horário de agendamento do teste e a escolha do local para fazer a prova. Escolha um lugar tranquilo e evite interrupções para não perder a concentração.

4. Displicência na entrevista por vídeo – Entrevistas online fazem parte de todas as seleções para oportunidades em algumas empresa. No entanto, há candidatos que parecem não ter a menor ideia de como se comportar em frente a uma webcam. A postura do candidato deve ser a mesma que ele teria em uma entrevista presencial.

A má qualidade da conexão com a internet na hora de participar de uma entrevista por videoconferência e outros problemas estruturais do local escolhido como: barulho, falta de iluminação ou de organização também podem resultar numa eliminação.

5. Falta de informação sobre a empresa – Buscar informações sobre a empresa revela a visão de negócios. Procure saber o negócio, o setor, a história, os valores da companhia, seus concorrentes, o momento de mercado e para onde ela caminha. As empresas buscam pessoas que atuem também estrategicamente e não apenas operacional ou taticamente.

Esperamos que você não esteja precisando usar essas dicas mas, se for o seu caso, fique esperto e boa sorte!

Fonte: Exame

 



Tags: Dicas

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com