ESCREVA E-MAILS COMO UM CEO

23/09/2016

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CEO`s são profissionais que acumulam diversas tarefas e muitas vezes, o tempo é curto. Uma tarefa básica e que permite otimizar o tempo é possuir técnicas para escrever um e-mail. Na correria do mercado, e-mail é uma ferramenta de comunicação importante e por isso, ter um filtro na hora da escrita, é um ponto chave.

Fique atento e ponha em prática:

1. Tamanho não é documento – Esqueça os e-mails que mais parecem com roteiro de filmes. Eles apenas sugam o tempo disponível e “tempo é dinheiro, né?

2.  Seja conciso – Discussões via e-mail não é nada produtivo. Uma escrita mais compacta, às vezes até a um e-mail com apenas uma palavra, já basta!

3. Não enrole – Vá direto ao ponto e diga exatamente o que precisa ser dito.

Exemplo: O que não fazer

Fala José,

Eu só queria enviar este e-mail e comentar sobre uma oportunidade interessante. (Enrolação! Não é necessário me contar que você vai me dizer algo, apenas diga! Não escreva “Fala José”! E-mail não é Skype).
É muito bom conhecê-lo, meu nome é João e sou da Petrobras. (Já nos conhecemos?) Eu passei muito tempo estudando o seu trabalho e realmente acho que nós podemos fazer algum grande negócio juntos. (Enrolação! Ninguém gosta de um enxerido, você está desperdiçando meu tempo a mais de 5 segundos e vou deletar este e-mail).

Nossa empresa é de Brasília e fomos fundados por uma multinacional argentina (enrolação! desculpe, mas não me importa: o que você quer com o meu tempo?) Estamos trabalhando para fazer X. (Finalmente.) Fazemos isto melhor do que o Facebook porque isto, isto e aquilo. (enrolação, pode deixar que eu decido).

Eu sei que um monte de gente vai dizer X, mas, pelo contrário, acreditamos em Y. (enrolação! Como você pode me ajudar ou o que eu posso fazer por você?) Eu adoraria marcar uma conferência com você. (Provavelmente não vai acontecer).

Exemplo de comunicação como um CEO:

José,

Eu gostaria de ajudá-lo a resolver o problema X. Eu faço Y e o Z sugeriu nos conhecermos. Você está livre para conversar esta semana?

Simples. Direto. Conciso. Resolve um problema que eu tenho, e já começou direto ao ponto.

Uma dica boa pra quem possui dificuldade em ser direto em e-mails, consiste em você fingir que  têm um limite de caracteres, como o existente no Twitter.

Pratique. Quanto mais você praticar, mais fácil será.

Para e-mails que exigem uma resposta mais aprofundada, agende uma ligação. Combine uma chamada que já não vai durar mais de 5 a 10 minutos ou agende um almoço com a pessoa.

Avalie a sua comunicação. Você realmente precisa de uma ligação de 10 minutos ou você pode ajustar seus pontos-chave em algumas anotações concisas? Desafie-se a pensar criticamente e de forma eficiente ao se comunicar via e-mail ou qualquer outra forma de comunicação.

Seja você um CEO que precisa economizar tempo ou um trabalhador desempregado querendo chamar a atenção de um CEO: em pouco tempo você vai ver que a sua taxa de resposta e tempo economizado aumentaram exponencialmente.

Fonte: Vitamina Publicitária



Tags: Dicas

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