DICAS PARA MELHORAR O DESEMPENHO SOB PRESSÃO

26/09/2016

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Cada indivíduo reage de uma maneira diferente em situações de pressão. O que diferencia um profissional de sucesso dos demais, é a capacidade de atenuar os efeitos negativos de situações estressantes.

A verdade é que ninguém tem seu melhor desempenho nessas circunstâncias, mesmo aquelas mais bem-sucedidas. Mas é possível aprender a contornar esse problema com algumas dicas abaixo. Elas te ajudarão a agir sob pressão:

1. Imagine que é um desafio divertido – “Enxergar a pressão como uma ameaça diminui a sua confiança e ativa o medo. Sua memória, atenção e julgamento ficam prejudicados”. Portanto, passe a enxergar a pressão como um desafio. Assim, a situação deixa de ser apenas trabalho e passa a ser uma oportunidade para fazer e mostrar o seu melhor;

2. Não pense no resultado – Desenvolva uma visão de “túnel”. Ou seja, foque no processo e não no resultado em si. Assim você evita pensar no que pode não dar certo e só  se concentra em como conseguir dar cada passo.

3. Lembre-se de que existem segundas chances – Pensar que algumas oportunidades na vida são únicas, pode ser bastante destrutivo pois aumenta a pressão que cada um coloca em si, aumentando o sentimento de risco e perda. Portanto, para melhorar o seu desempenho, é importante imaginar que sempre haverá uma segunda chance.

4. Pense no pior – Pensar no “e se” pode ajudar pois pode protegê-lo do aumento da pressão ao possibilitar que você se prepare para isso e  fique menos assustado com o inesperado.

5. Tome o controle – Não deixe que a ansiedade e a desconfiança tomem conta de você. Concentre-se no seu desempenho, em vez de pensar nos outros. Isso é a maneira certa de evitar esses sentimentos.

6. Pense nos sucessos do passado – Pensar nos sucessos do passado, é uma maneira de aumentar a confiança.

7. Pratique – Geralmente, as pessoas tendem a evitar situações de pressão, mas, o melhor mesmo é se colocar nessas situações para aprender a lidar com elas. Quanto mais exposto você estiver, menos desconfortável com esse tipo de situação você fica e a pressão causará menos impacto.

8. Seja positivo – Parece clichê mas realmente funciona. Aqueles que mantêm um pensamento positivo antes e durante situações de pressão se dão melhor.

9. Crie uma performance de rotina – Crie, por exemplo, pequenos rituais. Eles podem ajudar na concentração e evitar distrações. A rotina deve ser curta e feita antes do evento ou apresentação. Nela, você destaca pontos importantes que devem ser revistos, antecipando assim, os problemas com os quais poderá ter que lidar. Incluir um componente físico, como uma forma de respiração; visualizar o seu sucesso e terminar com uma frase de efeito também ajuda bastante!

10. Mantenha-se calmo – Esquece aquele tipo de atitude tomada no “calor da emoção”. Em situações de pressão, os pensamentos surgem muito rápido e muitas vezes nos levam a atitudes impensadas. A informação principal pode acabar sendo deixada de lado. Portanto, respire fundo, acalme-se e dê um tempo para conseguir pensar em um plano ou analisar a situação sem concluir nada de forma apressada.

Ajuda muito!

Fonte: Época Negócios



Tags: Dicas

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