GAFES NO WHATSAPP PODEM ATRAPALHAR SUA IMAGEM PROFISSIONAL

27/09/2016

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Se você é daquelas pessoas que utilizam o WhatsApp tanto para conversas pessoais quanto profissionais, é bom ficar atento a certos comportamentos. Eles podem comprometer sua carreira profissional.

Esteja atento no que não deve ser feito:

1. Mandar mensagens fora do horário do expediente – Empregador nenhum gosta de ver seu funcionário atrasando tarefas por estar muito tempo conversando no WhatsApp sobre assuntos pessoais. Exatamente por isso, o contrário também deve valer: não é permitido assediar a equipe com cobranças via app no seu período de descanso. Exceções existem, sobretudo se for algo muito esporádico e o assunto for realmente urgente. Cuidado! Esse tipo de prática invasiva de mandar mensagens fora do expediente não é apenas uma gafe: a prática pode até render processos trabalhistas por horas extras não remuneradas.

2. Trocar o “olho no olho” por mensagens – Conversas importantes como feedbacks ou negociações delicadas, requerem ainda o bom e velho olho no olho. Não abandone as interações presenciais em nome da praticidade de se enviar mensagens por escrito.

3. Piadas, frases de autoajuda ou “desabafos” sobre política – Antes de enviar um conteúdo engraçado para colegas, chefes e subordinados pergunte a si mesmo se você compartilharia aquilo com eles presencialmente. Mensagens descontraídas ou alheias ao trabalho não são proibidas, mas é preciso avaliar se você realmente tem intimidade com o destinatário antes de apertar o botão “enviar”.

4. Visualizar e ignorar  – Pega muito mal visualizar e não responder à mensagem de um chefe ou cliente, uma vez que o app notifica o usuário. A melhor saída é desabilitar a função de notificações de leitura: assim, nem você e nem os demais saberão quando as mensagens foram vistas ou, se preferir manter as notificações ativas, responda alguma coisa assim que possível.

5. Confundir destinatários  – Quem nunca enviou uma mensagem errada? Com a pressa e a distração do dia a dia, não é difícil isso acontecer. Mas é preciso ter atenção máxima antes de apertar o botão “enviar”. Esse cuidado vale especialmente para quem participa de muitos grupos no WhatsApp pois em alguns casos, a confusão pode trazer grandes consequências.

6. Foto de perfil inadequada  – Se você se comunica por WhatsApp com outros profissionais ou clientes, não se esqueça de utilizar o mesmo critério que você usa, por exemplo, no LinkedIn. Nada de colocar fotos de perfil muito descontraídas, ousadas e sexys. Opte por fotos mais neutras para evitar constrangimentos.

7. Exagerar nos emojis – Os “emoticons” são aceitáveis numa interação profissional, mas é melhor usá-los com moderação, até porque, em alguns casos, o tom da conversa exige mais sobriedade. Evite mandá-los com muita frequência ou em grande quantidade mas se for fazer uso deles, prefira os básicos.

8. Erros de português – A redação de um e-mail costuma exigir mais tempo e concentração do que a produção de uma mensagem de WhatsApp. A ferramenta de autocorreção, ajuda mas, muitas vezes, pode acabar atrapalhando e muito. Erros de gramática e ortografia na comunicação pelo aplicativo, podem comprometer a sua imagem profissional. A regra é a mesma que vale para e-mails: revise atentamente todo e qualquer texto antes de enviá-lo.

Fonte: Exame



Tags: Dicas

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