O FUTURO DAS PROFISSÕES COM OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS

30/09/2016

size_810_16_9_mao-de-robo

 O mundo está em constante transformação com a invasão da tecnologia em nossas vidas. Tudo muda, o tempo topo!

Para o pesquisador Silvio Romero de Lemos Meira, referência no país em tecnologia e inovação, a previsão é que toda atividade que não envolva a resolução de problemas complexos e não dependa de imaginação e criatividade será “dramaticamente” modificada, a ponto de os empregos desaparecerem.

Em entrevista recente,  ele falou do futuro das profissões e dos avanços tecnológicos que estão transformando o universo do trabalho. Para ele, tudo que não envolver resolução de problemas complexos que precisem de imaginação, criatividade, do uso de matemática e de ciência, tudo que não precise de autointeração humana e do entendimento de contexto será modificado por software e digitalização em geral.

As atividades mais ameaçadas de extinção são aquelas que podem ser informatizadas mais rapidamente. Hoje em dia, profissões relevantes sumirão com o passar do tempo.

Mas nem tudo desaparecerá, segundo estudo da universidade de Oxford, a única profissão sem chance de ser informatizada nos próximos 25 anos é a de dentista. Quem teria confiança em abrir a boca para um robô?

A realidade é uma só: a robotização vai gerar demissões e não há formas de evitar isso.
O que devemos fazer é entender que a carreira é um longo processo de construção de conhecimento. Se você não estiver aprendendo como sua profissão vai mudar e ser substituída por novos exercícios, fatalmente vai bater no teto da carreira e não terá como ir para outro lugar.

O problema não é a tecnologia, mas as práticas associadas a ela, que podem ou ser um vetor de destruição de tempo, de atenção, ou de engajamento e produtividade.

Fonte: Folha



Tags: Dicas

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com