A DIFERENÇA ENTRE UMA BOA REDAÇÃO E UMA REDAÇÃO TALENTOSA

05/10/2016

escrita1

Quem não gostaria de ter uma boa redação? Mas e se te perguntarem se não seria melhor ter uma escrita talentosa, você saberia escolher?

Embora elas tenham coisas em comum, a boa escrita e a escrita talentosa não são a mesma coisa. Se você começar com uma história confusa, obscura e mal escrita, e aplicar as regras da boa escrita a ela, provavelmente pode transformá-la em uma história simples, lógica e claramente redigida. Mas, ainda assim, não será uma boa história.

Por mais estranho que pareça, a boa redação como um conjunto de restrições (ou seja, quando a escrita é apenas boa), produz uma má ficção. Por isto muitos escritores são apenas bons escritores, e não realmente talentosos.

A redação talentosa vai além, é algo mais. Você precisa de talento para escrever.Talento para prender seus leitores, já que na internet, você tem uma gama de possibilidades gigantesca para se diferenciar. É importante se atentar a fluidez do texto, a arquitetura da informação, a legibilidade, às imagens, qualquer coisa que possam atrapalhar o leitor a entender a sua ideia.

A boa escrita é clara. A escrita talentosa é energética. A boa escrita evita erros. A escrita talentosa faz as coisas acontecerem na mente do leitor vividamente, algo que a boa escrita, feita com clareza e lógica, não consegue fazer.

Escritor talentoso, muitas vezes usa especificidades e evita generalidades. Como elas são sugeridas, ao invés de indicadas, podem dar ao leitor muito mais força do que se tivessem sido articuladas.

As palavras têm a sua própria firmeza. Por isso, devemos usar a palavra certa. Mas a grande escrita não é apenas uma questão de concisão.

O escritor talentoso usa frases retoricamente interessantes, musicais ou líricas, e que são mais breves do que o caminho de dizer a mesma coisa.

O escritor talentoso pode explodir, como um microscópio verbal, destrinchar insights e descrever subsensações que todos reconhecemos, mesmo que raramente tenhamos considerado isso antes.

A verdadeira potência da escrita talentosa reside em sua capacidade para comprimir as sensações sutis que consomem tudo em um pacote de informações extremamente eficientes.

E então: sua escrita é boa ou talentosa?

Fonte: Vitamina Publicitária



Tags: Dicas

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com