CONQUISTE MAIS APROVAÇÕES PARA SEUS JOBS

25/10/2016

aprovar-3

Sabe aquele job que você desenvolveu com toda dedicação e carinho e ficou todo orgulhoso quando enviou para aprovação e o cliente respondeu com a clássica frase: “Ficou ótimo, mas…”?! Quem trabalha com isso, já está mais do que acostumado entretanto, ainda é difícil esconder a frustração que chega junto com o tal “mas”.

Algumas atitudes simples podem mudar esse cenário e te ajudar a alavancar a quantidade de aprovações para seus jobs, evitando assim, as temidas e infinitas alterações. Preparados?

1 – Planejamento e Organização

É com planejamento e organização que você vai decidir, de acordo com o job, qual será a melhor estratégia para a apresentação de cada projeto. É nesse estágio que se escolhe qual meio utilizar para mostrar o  material tão bem elaborado ao seu cliente.

É aqui que você vai criar um ambiente onde a composição da imagem simulará uma situação propícia para o tema. Levar teu cliente a mensurar algumas possibilidades de aplicação e vivência de sua marca, pode – e muito – facilitar a aprovação, pois vai fixar mais facilmente o conceito de Branding em relação à marca em si.

É nesse momento que se estabelece o alinhamento dos elementos, que pode ser feito por meio de um grid (linhas para alinhamento) criado por você mesmo de acordo com o projeto e os elementos envolvidos. São estrutura do grid que dará vazão à organização dos objetos apresentados na peça, gerando leveza e coerência na visualização do projeto.

2 – Qualidade

A maneira como se pensa e se desenvolve o job, diz muito sobre a qualidade dele, sobretudo levando em conta elementos fundamentais do design, como: estética, conceito e função.

Fazer uso de imagens com boa resolução gráfica; utilização de tipografia legível, viável e adaptável; vetores bem definidos; cores precisas e de acordo com a paleta do projeto, etc. Esses são apenas alguns dos critérios à levar em consideração quando se deseja mostrar que realmente se estabelece qualidade naquilo que se faz.

3 – Arquétipo Visual

A estrutura gráfica da apresentação é o arquétipo visual. A beleza é o resultado final de todo empenho e trabalho no projeto desenvolvido.

Utilizar sempre bons mockups; elementos que remetam à Identidade Visual do projeto; grid visível, para o caso de o job ser a concepção de uma marca; escolha certa das cores e imagens para o background, boa iluminação no caso de um projeto fotográfico;  renderização limpa e leve se for um projeto em 3D, enfim. Buscar a excelência no que está sendo visto é primordial. Essa é a parte mais importante para quem busca uma aprovação satisfatória por parte do cliente.

É claro que muitas vezes, na correria de prazos e muitos jobs acumulados, torna-se difícil seguir a risca, todas essas etapas. No entanto, deve-se levar em conta que aprovação gera rapidez e fluidez para os demais projetos, e isso pode ser um diferencial para quem deseja otimizar o trabalho. Pra quem é Freela (freelancers), seguir essas dicas fica bem mais viável.

É bom lembrar que em todos os jobs desenvolvidos, a paixão deve estar presente. É ela  que fará o cliente perceber, de cara, que houve comprometimento em sua construção.

Tirem o máximo de proveito dessas dicas e vocês terão mais aprovações de imediato. Experimentem!

Fonte: Design Culture



Tags: Dicas

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com