COMO LIDAR COM FUNCIONÁRIO QUE VIVE RECLAMANDO

27/10/2016

reclamar

Você já deve ter se deparado uma pessoa no ambiente profissional que não cansa de criticar a empresa onde trabalha, encontra mil motivos para não fazer o que é necessário e, de quebra, ainda influencia os colegas ao seu redor, gerando um clima pesado e desconfortável para trabalhar.

Pior do que ter um colega de trabalho assim, é se deparar com esse tipo dentre os funcionários do seu negócio. Na verdade, um funcionário que só reclama, pode ser muito prejudicial para sua empresa mas também pode ser um alerta de algo não vai bem.

Embora possa ser um alerta, esse tipo de perfil pode atrapalhar bastante o andamento da empresa, especialmente se for uma empresa de pequeno porte, em que todos se conhecem e dependem do trabalho do outro para fazer o negócio fluir.

Se você contratou uma pessoa com este perfil para a sua empresa, existem diversas formas de lidar com a situação, desde a sua autoanálise à demissão do funcionário problema.

Saiba como:

1 – Avalie se o problema não é você

Livrar-se do funcionário problema, pode parecer a melhor saída mas, essa não deve ser a primeira saída. O ideal é fazer uma reflexão para ver se aquela pessoa não está trazendo uma queixa fundamentada pois, é possível que a reclamação aponte para comportamentos pouco saudáveis do próprio empreendedor, e que podem atrapalhar o negócio. Seja por ser um chefe muito centralizador, ou até injusto, do tipo carrasco que nunca dá aumento de salário, por exemplo.Uma autoanálise sincera pode revelar que o problema não está necessariamente no funcionário e sim no comportamento do empreendedor. Quem sabe aquela pessoa não está lhe avisando que há algo errado no seu modo de gerir a equipe?

2 – Reveja seu processo de seleção

Se a sua empresa tem um funcionário que só reclama, alguém o selecionou para estar ali. Sendo assim, ao se deparar com um problema na equipe, é importante que o empreendedor se questione se está dando a devida atenção ao seu processo de recrutamento. Uma seleção mal feita gera dores de cabeça no futuro, já que pode ser necessário demitir a pessoa mal selecionada, gerando prejuízo e desgaste.

3 – Tenha uma conversa clara

Se você já avaliou seu próprio comportamento e também fez uma análise de como seu processo de seleção pode melhorar, é hora de focar no comportamento do tal funcionário problema.Após observar atentamente como ele se comporta, chame-o para uma conversa franca. Mas atenção: é importante começar essa conversa levantando pontos positivos daquele funcionário, para só então falar do que precisa ser mudado. Já na hora de falar dos problemas, seja claro e objetivo. Por fim, mostre para esse funcionário o que ele pode ganhar se mudar de atitude.

4 – Nunca se altere

É fundamental que o empreendedor não se exalte quando estiver frente a um problema como esse. O ideal não é medir forças com o funcionário reclamão, mas sim conversar de forma objetiva. A  bronca não leva a nada. Ao contrario, só gera o afastamento do funcionário e até mesmo o sentimento de vingança. O ideal é a conversa num tom brando e firme, com ações efetivas..

5 – Se nada der certo, demita

Caso a estratégia da conversa não dê resultado após algumas tentativas, a saída é uma só: a demissão.Talvez, a sua empresa pode não ser o melhor para aquele funcionário. Tentar ajudá-lo ainda que fora dali, pode ajudar a pessoa a se encontrar na vida e realizar seus sonhos.

6 – Não se confunda

Antes de mandar seu funcionário embora, certifique-se se ele é apenas um reclamão. Pode ser que ele seja apenas uma pessoa questionadora, que vê processos errados no negócio e faz questão de apontá-los de maneira firme. Neste caso, agradeça por ter alguém assim na equipe.

“A pessoa que enxerga uma falha e contesta o chefe, argumentando para convencê-lo, ela deve ser valorizada. Quem tem um funcionário assim é privilegiado. É uma maravilha porque todo mundo cresce”, afirma Alexandre Rangel, da consultoria Alliance Coaching.

Fonte: Exame



Tags: Dicas

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