COMO EVITAR O TEMIDO “BRANCO” EM PÚBLICO

22/11/2016

miedo-escenico_0

Algumas pessoas tem verdadeiro pavor quando precisam falar em público. O medo do temível “branco” – quando as palavras fogem de repente e você não consegue concluir a apresentação – é o pior dos deslizes na hora de uma palestra/apresentação.

Para que esse tipo de coisa não aconteça, é preciso tomar certos cuidados básicos para não transformar aquilo que, talvez, seja uma oportunidade de realização em pesadelo.

O frio na barriga, é inevitável mas quando você deixa claro para o público que se perdeu, as chances de você se desestabilizar completamente ficam ainda maiores.

Caso aconteça com você, é importante manter a calma e, principalmente, não perder o “olho no olho” com a plateia. Isso ajuda a ganhar tempo enquanto você tenta se lembrar.

Algumas dicas de ferramentas e mecanismos também podem ser seus aliados em cima dos palcos. Confira:

1. Não estude apenas o conteúdo da palestra – Conheça mais sobre o assunto do que você pretende abordar na apresentação. Essa estratégia dá ao palestrante caminhos alternativos, caso o plano inicial se perca.

2. Prepare o material com cuidado e paciência – O planejamento é um dos principais segredos do sucesso e, aliado ao storytelling, ele ajuda a conduzir o público e fixar a atenção ao conteúdo oral, e não só visual. Os slides são a ferramenta mais eficaz para apresentações.

3. Nunca decore – Mais vale compreender o tema abordado do que simplesmente memorizá-lo. Isso evita “brancos” totais, e também ajuda a tornar as suas apresentações mais atraentes.

Tenha sempre em mente: “Quando o apresentador realmente sabe do que está falando, as palestras ficam mais interessantes. Assim, as intervenções do público ou uma eventual falha nos slides não comprometem a apresentação”.

Fonte: Exame

 



Tags: Dicas

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com