App do Google compartilha dados do GPS do seu smartphone com seus contatos favoritos

07/12/2016

1

O Google lançou o Trusted Contacts, um aplicativo gratuito para smartphones com sistema Android, que mostra a sua localização aos seus entes queridos ou amigos em casos de emergência.

O recurso compartilha dados de histórico do GPS do seu aparelho mesmo que ele não esteja com sinal de internet móvel ou sem bateria.

2

O aplicativo funciona da seguinte maneira: você seleciona seus contatos favoritos (até 50). A partir daí, as pessoas selecionadas também precisam baixar o aplicativo para que a plataforma funcione. Assim, elas poderão ver se você está online no momento ou quando foi a última vez que você usou o smartphone conectado à internet.

3

No caso de uma emergência (tempestade, terremoto ou se você estiver desaparecido), um desses contatos selecionados poderá solicitar a sua localização. Caso você não responda com o local em que está ou negar o compartilhamento de dados manualmente dentro do prazo de cinco minutos, a pessoa que está a sua procura, receberá informações sobre o último lugar em que o seu celular tinha sinal ou bateria. Dessa forma, será possível encontrar, por exemplo, alguém que se perdeu e que não tem como se comunicar.

4

O recurso funciona também para monitorar o trajeto de alguém em alguma situação perigosa, mas o Google ressalta que o Trusted Contacts é um aplicativo que os usuários precisam escolher usar – e não algo que pode ser feito somente por alguém que quer monitorar você pois, se alguma pessoa tentar acompanhar seu deslocamento diário por esse app, não será possível sem o seu consentimento, bem como a instalação do aplicativo.

A empresa trabalha em uma versão do Trusted Contacts para iPhones, mas ainda não há previsão de lançamento.

O Trusted Contacts parece ser um desdobramento natural de um recurso de monitoramento de GPS que os smartphones com sistema Android já fazem normalmente, após uma aprovação descuidada de concessão de dados do usuário na ativação de um novo celular.

Fonte: Exame



Tags: Internet , Tecnologia

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com