O Photoshop é a uma ferramenta muito usada por Designers e Diretores de Arte e alguns atalhos tornam-se automáticos. Mas para aqueles que ainda não estão muito familiarizados, separamos uma lista com segredos que irão facilitar o manuseio  do maior programa de edição do mundo!

Converter uma imagem para Branco e Preto

Para transformar uma imagem em branco e preto rapidamente, basta clicar em Ctrl-Shift+U.

Desenhar linhas retas

Para fazer uma linha reta perfeita basta segurar a tecla ALT enquanto você usa a ferramenta Paintbrush.

straightline
Desenhar um quadrado perfeito

Para que um quadrado saia sempre da maneira correta, basta pressionar a tecla Shift enquanto usa a ferramenta Marquee.

Transformação livre com números inteiros

Se você está redimensionando uma foto usando a ferramenta Free Transform, provavelmente no final o número da largura e da altura estarão fracionados.

Definir as dimensões da imagem para números inteiros mais próximo do obtido fará com que ela fique sutilmente mais nítida e mais clara.

Jogo de cores utilizando outras artes

Se você tem uma foto com uma paleta de cores sem brilho ou que não esteja te agradando muito é possível melhorar a cor da imagem, trocando a paleta com outras artes.

Para isso basta abrir a arte com a paleta de cores escolhida e a foto que você deseja alterar, então selecionar Image > Adjustments > Match Color.

Você poderá selecionar uma fonte assim que escolher a arte e ver a sua foto se transformar. Para refinar ainda mais é só ajustar o Color Intensity, Luminance, e Fade na caixa de diálogo.
matchsource

Destaque os olhos

Uma maneira rápida de dar mais vida aos olhos é utilizando as ferramentas Dodge e Burn. Para isso, selecione o Dodge e aplique as seguintes configurações:

Brush Size: Small
Brush Hardness: 10%
Range: Midtones
Exposure: 20%

Uma vez configurado, passe o pincel pela área da íris evitando a borda da íris e a pupila.

Para o próximo passo, selecione a ferramenta Burn e aplique essas configurações:

Brush Size: Small
Brush Hardness: 10%
Brush Range: Shadows
Exposure: No greater than 15%

Pincele cuidadosamente ao longo da borda da íris e pupila para escurecê-las e pronto!

dodgeburn_eyes

Retire imperfeições da pele

1- Se você está trabalhando em uma foto na qual a pele tem apenas algumas manchas pequenas então a ferramenta Spot Healing Brush será perfeita. Selecione ela, defina o tamanho para o mesmo do defeito e clique sobre a área que será aperfeiçoada.

2 – Agora se a imagem que você está trabalhando possui uma grande área com imperfeições, a melhor opção é a ferramenta de Clone Stamp. Selecione ela, ajuste para que ela seja um pouco maior que imperfeição, e então escolha uma parte da pele que você considera perfeita clicando em ALT e selecione ela com o mouse. Uma vez que você fez esse procedimento basta utilizar a ferramenta por cima da área com defeitos e ir ajustando a opacidade para conseguir o melhor efeito.

spothealing

Transformar todas as camadas em uma única camada nova

Se você está fazendo um projeto possui diversas camadas, você pode juntá-las todas em uma só (ou aquelas que você deseja unir) utilizando os atalhos: Cmd/Ctrl + Shift + Alt/Opt + E.

Alterar a medida da régua

A maneira mais rápida de mudar o modo de medida da régua é tendo certeza de que a régua está ativada (View > Rulers) e clicar com o botão direito do mouse na barra da régua e escolher a unidade de medida desejada.

changerulers

Duplicar qualquer coisa
Para duplicar o que você deseja rapidamente clique no objeto enquanto segura as teclas Alt/Opt . Isso irá te poupar muito tempo!

Selecionar qualquer camada
Para selecionar qualquer camada dentro do Photoshop selecione Ctrl + Alt e clique com o seu mouse no objeto da camada.

Use o Navigator para Zoom
Um elemento chave para um trabalho com design profissional  é o nível de precisão do pixel. Para chegar neste nível de refinamento é preciso se acostumar a trabalhar com o zoom, analisando cada defeito da sua imagem. Uma ferramenta maravilhosa e pouco utilizada é o Navigator, que lhe permite fazer exatamente isso, mesmo quando você está no meio de um processo com o Free Transform.

navigator

Ajustando o Kerning com métricas ópticas

Se você é daqueles que usa várias fontes grátis então já sabe que o ajuste de espaço entre as letras geralmente pode ser muito ruim. Uma maneira rápida de corrigir o ajuste de espaço em uma fonte mal espaçada é selecionando o texto que deseja, em seguida, na janela Character na opção Metrics, escolha Optical. Isso mudará automaticamente o ajuste de espaço para o que parece melhor visualmente.

optical-1

Melhorando o histórico
Quando você está trabalhando em um projeto que exige muitos passos aumentar a quantidade de Undos (Ctrl + Z) irá facilitar a sua vida. Por padrão o Photoshop permite até 50 Ctrl + Z no histórico. Você pode aumentar esse número através do menu Preferences (Ctrl/Cmd+K), na guia Performance e aumentar esse número para até milhares.

Lembre-se de usar esse recurso com sabedoria, pois caso contrário o software irá consumir muita memória!

increasehistory

Customize sua Workspace
Caso você queira organizar as janelas da sua própria maneira é possível fazer isso de maneira rápida. Selecione Window > Workspace > New Workspace e dê um nome. Ao fazer isto basta organizar da maneira que melhor lhe agrada.

photoshop_workspace

Cria uma paleta de cores por meio de uma foto ou arte
Uma maneira criativa de desenvolver sua própria paleta de cores é simplesmente abrindo uma imagem básica que pode ser desde uma foto até uma arte que você fez e escolher a opção de Save for Web (Salvar para web). Escolha o formato da imagem como GIF e exporte a imagem com apenas 8 cores. Passe para baixo a tabela de cores e você verá as oito cores editadas. No lado direito selecione o menu lateral e clique em Save Color Table (Salvar a tabela de cores). Agora você pode usar à vontade sua nova paleta de cores!

colorpalettefromartwork

Combine texto com uma imagem
Para mascarar rapidamente o texto com uma imagem, coloque a imagem acima de uma camada de texto, em seguida pressione e segure Alt enquanto clica na linha entre as duas camadas no menu Layers Panel.

altmask

Use Actions
Actions do Photoshop é um hack por si mesmo. Você pode usar e abusar deles, principalmente quando você precisa fazer um mesmo projeto repetidas vezes.

instafood_actions

Fonte: Publicitários Criativos