RELACIONAMENTO COM CLIENTES, O QUE É ISSO?

10/02/2017

Você se relaciona com seu cliente de maneira espontânea? Qual significado que isso tem para você? E quando você ouve: “Relacionamento com clientes”, isso te diz alguma coisa?

Talvez você não saiba mas se aproximar de seus clientes e estabelecer um relacionamento estruturado e organizado melhora os resultados. Isto significa em primeiro lugar, vender melhor e como consequência disso, a empresa passa a vender mais e por mais tempo. O grande desafio é que relacionamento com clientes deve ser algo natural, espontâneo. No geral, a empresa toda deve se tornar ‘relacional’. Cada funcionário (direto ou indireto) deve agir dentro da mesma linha de pensamento. O que por si só já é um desafio e tanto.

Empresas que estabelecem alguma direção clara sobre o relacionamento e o atendimento aos clientes, tem mais liberdade de agir e recebem uma resposta melhor de seus clientes.

Por exemplo: o novo presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um decreto que cria vetos na imigração do país.

Um tema que, aparentemente, não tem muita relevância para as empresas, porém, tem dividido opiniões. Em resposta, muitas celebridades e empresas vieram a público mostrar sua indignação e ações concretas com relação ao tema.

Dentre as empresas que publicamente se posicionaram com algum tipo de resposta esteve o Starbucks. A empresa divulgou uma ação se comprometendo com a contração de refugiados de guerra.

Eventualmente este tipo de exposição pode soar como oportunismo. Mas, qual é a diferença entre oportunismo e posicionamento?

Vejamos: se fosse uma ação isolada, certamente soaria como uma busca por visibilidade e reconhecimento públicos. Para clientes que, conhecem um pouco da história e das atitudes da empresa, sabem que este tipo de ação tem ligação com a forma como o Starbucks vem buscando fazer mais e melhores negócios e, consequentemente, por mais tempo.

Sendo assim, fique de olho: quando a empresa se abre ao relacionamento, qualquer tipo de atitude externa passa a ser encarada como algo que impacta na relação com os clientes.

Será que sua empresa está pronta para ter um relacionamento com clientes?

Fonte: Exame



Tags: Dicas

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com