CUIDADO! VOCÊ PODE ESTAR SABOTANDO SUA CARREIRA!

15/02/2017

autodestrucion

A estagnação profissional pode ocorrer por diversos motivos e um deles está diretamente ligado à algumas atitudes nossas, que podem acabar se tornando verdadeiras bombas e detonando nossa carreira.

É preciso fazer um bom trabalho de autoconhecimento. Nossos comportamentos e as percepções que eles geram, na maioria das vezes, são desconhecidas para nós mesmos. Por isso, é importante prestar atenção nos detalhes pois a responsabilidade sobre o seu sucesso é unicamente sua.

Uma ótima maneira de saber como anda a percepção das pessoas sobre você (postura, atitude e desempenho) e identificar o que você deve reforçar ou ajustar são os feedbacks. Esteja, portanto,  aberto a recebê-los ou, se você não os recebe, faça diferente, peça! Não fique sentado esperando.

Os feedbacks não precisam ser dados apenas por chefes. Outras pessoas que sejam referência ou que sejam chave para o desenrolar de seu trabalho também são importantes.

Outro grande aliado na desconstrução de maus hábitos é o Coaching. Apostar nessa ideia, através de sessões pode te levar a desenvolver novas habilidades ou ainda conseguir abandonar maus hábitos.

Fique atento e preste atenção nas cinco situações abaixo que podem acabar minando com sua carreira:

1. Não assumir responsabilidades

Atitude negativa: “Não entreguei o relatório porque ninguém me mandou as informações.”

Atitude positiva: “Não entreguei o relatório, porque não consegui gerenciar bem meu tempo e as informações de que precisava para cumprir o prazo. Desculpe. Tomarei mais cuidado da próxima vez.”

2. Privilegiar o individual e não o coletivo

Atitude negativa: “Se não fosse por mim, pela minha dedicação, o projeto não teria saído.”

Atitude positiva: “Se não fosse pela dedicação de toda a equipe, o projeto não teria saído.”

3. Não possuir inteligência emocional

Atitude negativa: Diante de um questionamento mais contundente em uma reunião de trabalho, reagir emocionalmente e de maneira agressiva: “você está querendo me prejudicar? Qual é a sua?”

Atitude positiva: Diante de um questionamento mais contundente em uma reunião de trabalho, responder de maneira profissional e ponderada: “gostaria de entender melhor o ponto de desconforto nessa apresentação para poder esclarecê-lo.”

4. Não acreditar em si mesmo

Atitude negativa: Diante da oferta de um novo desafio, recusar sem sequer refletir sobre as possibilidades: “Não acho que eu seja capaz de fazer isso. Tenho medo de não entregar.”

Atitude positiva: Diante da oferta de um novo desafio, perceber os ganhos, aceitar a oportunidade e deixar a porta aberta caso precise de ajuda: “Uau. Que desafio. Aceito, sim, e se precisar de ajuda, peço a vocês. Combinado?”

5. Criticar o chefe

Atitude negativa: “Esse gestor não sabe de nada. Não sei como chegou a esse cargo.”

Atitude positiva: “Às vezes posso até não concordar com algumas decisões, mas entendo que há muitas outras questões envolvidas no processo. A complexidade é muito maior do que consigo alcançar nesse momento.”

Caso você tenha se identificado com alguns desses alertas vermelhos, está na hora de repensar suas atitudes e transformar os maus hábitos em ações positivas.

Lembre-se: que você é responsável pelo sucesso ou fracasso de sua carreira, portanto, cuide muito bem dela!

Fonte: Exame



Tags: Dicas

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