FACT CHECK DO GOOGLE PROMETE CHECAR SE A NOTÍCIA É FALSA

17/02/2017

pasted-image-0-1

O Google anunciou a chegada da função Fact Check ao Brasil. O novo recurso promete destacar informações verdadeiras nos resultados de busca e no Google Notícias para reduzir o risco de leitores caírem em notícias falsas. Para diferenciar os conteúdos, a tag “verificação de fatos” vai entrar em funcionamento ao lado do nome do site que publicou a reportagem.

Em todos os países onde a novidade já foi lançada, o Google estabeleceu parcerias com entidades que trabalham com fact checking. Aqui no território nacional estão envolvidas a Agência Lupa, Aos Fatos e Agência Pública.

pasted-image-0

O Google estabeleceu algumas regras que os publicadores de conteúdo devem seguir para fugir de notícias falsas. Entre os critérios para ganhar a tag “verificação de fatos” está a necessidade da organização ser não partidária e oferecer ao leitor a capacidade de entender o que foi verificado e quais conclusões chegaram. Caso um site não siga as regras para a marcação, o Google poderá remover o veículo ou blog dos resultados de busca.

Aprenda a usar

Basta pesquisar por determinado assunto que tenha notícias envolvidas no campo tradicional de buscas, ou acessar o Google Notícias no navegador web e aplicativos para Android e iPhone (iOS). As informações checadas terão a tag “verificação de fatos” sinalizada próxima ao título.

Quem sabe assim os boatos que se espalham acabam?!

Fonte: TechTudo



Tags: Internet

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com