SER PROMOVIDO A CHEFE PODE SER MUITO PERIGOSO

07/03/2017

16zu9_Karriere_Aufstieg_Serg_Nvns_Fotolia_54711848

A promoção é algo desejado por muitos no ambiente profissional mas ela pode ser pode ser o último estágio antes da demissão.

Muitos funcionários, por não saberem fazer a passagem da carreira técnica para a liderança – posição que pressupõe uma boa dose de habilidade para resolução e mediação de conflitos – acabam colocando o emprego em risco.

Pesquisas indicam que 85% dos gestores não têm treinamento em liderança pois a maioria das empresas não têm estrutura de formação de novos líderes. Ou seja, qualquer um pode ser promovido a gerente, mas não pode ser promovido a líder. Liderança é uma conquista diária, é uma posição que se constrói com base em comportamentos e atitudes específicas e muito bem direcionadas.

Em se tratando de Brasil e outras culturas, a gestão se torna ainda mais desafiadora. O consenso é uma das ferramentas para a tomada de decisão. A consequência é que as coisas andam mais devagar quando todos precisam estar de acordo, o tempo todo.

Ter essa consciência pode ser importante para saber que é necessário sempre ajustar o comportamento de acordo com o momento. Para Silvio Celestino, autor do livro “O Líder Transformador. Como transformar pessoas em líderes”, o que deve determinar nossa forma de liderar é a situação e não a nossa preferência.

Em momentos mais complexos, de crise, ser muito democrático ou bonzinho atrapalha. No entanto, em momentos de dúvidas, em que o foco não é salvar rapidamente a empresa da crise e, sim, tomar decisões críticas de orçamento, mudanças de setores ou demissões, o uso do estilo democrático tão apreciado no Brasil pode ser a saída. Ouvir o máximo de pessoas é um jeito útil para entender completamente a situação, mas há que se ter moderação.

Lembre-se sempre: qualquer estilo pode funcionar, dependendo da situação, ainda que o profissional tenha uma preferência por um ou outro jeito de liderar, basta saber dosar.

Fonte: Exame



Tags: Dicas

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com