DEIXE SEU PERFIL NO LINKEDIN MAIS EFICAZ

16/03/2017

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Em um mundo cada vez mais digital, o currículo on-line passa a ser o perfil no LinkedIn e, assim como qualquer outro modelo, requer alguns cuidados.

Por isso, alguns conselhos práticos serão capazes de deixar seu perfil mais atraente aos olhos do headhunter:

Diferencial do LinkedIn – Um currículo sucinto, com no máximo duas páginas, é praticamente coisa do passado. O LinkedIn, por não haver limitação de espaço,  permite um pouco mais de flexibilidade e detalhes, porém, não exagere. Coloque apenas informações que podem agregar valor à sua experiência.
 
Recomendações – Quanto mais recomendações em alguma atuação você tiver,  maior a credibilidade do seu perfil. Peça ajuda as pessoas da sua rede para fazer recomendações suas.

Atividades extras – Inclua nesse item, suas experiências fora do mercado de trabalho, como: vivências internacionais, publicações acadêmicas, participação de projetos na empresa, seminários, simpósios ou até mesmo trabalho voluntário. Jamais minta sobre alguma informação.

Contribuição com conteúdo – Seja ativo e relevante para sua rede e usufrua também de conteúdos interessantes divulgados por seus contatos e, sempre que possível, compartilhe conteúdo também. Mas lembre-se: antes de compartilhar qualquer informação, verifique se agregaria algum valor para as suas conexões.

Networking – Quanto mais conexões possíveis, melhor! O LinkedIn possui filtros e geralmente as pessoas só conseguem visualizar até a 3° conexão, ou seja, se você tiver mais pessoas na sua rede aumenta a chance do seu perfil ser visualizado. O mesmo vale para os grupos, participe daqueles ligados à sua área de atuação e interesses. Mantenha seus contatos ativos, além de seguir amigos e empresas.

Monitoramento de oportunidades – É válido, de vez em quando, verificar as vagas que possam ser de seu interesse e enviar o currículo. Ler artigos ou publicações que possam contribuir para que você seja um profissional melhor, também é importante e assim você aproveita a oportunidade para interagir com seus contatos comentando ou curtindo, isso aumenta a visualização do seu perfil.

Foto – Se a rede é voltada para o mundo corporativo, utilize uma foto que transmita seriedade e profissionalismo. Evite fotos na balada ou com amigos e nunca deixe seu perfil sem foto.

Experiência – Enumere suas experiências do emprego mais recente ou atual, para os mais antigos. Deixe para detalhar as descrições, somente das três últimas experiências. Organize o texto em tópicos e evite frases longas, e mais, inclua palavras-chave referentes à sua área, pois alguns filtros encontrarão o seu perfil através dessas palavras.

Formação profissional e cursos relevantes – Incluir sua formação profissional e cursos de especialização ou cursos relevantes para área de atuação, ajudará a fazer com que seu perfil seja encontrado.

Idiomas – Incluir o nível de fluência nos idiomas é super importante. Se essa informação não estiver clara, você pode ser barrado em algum filtro de busca. E não esqueça: seja franco quanto à sua fluência. O idioma será testado.

Dados de contato – Esteja acessível para suas conexões e sempre disponibilize um endereço de e-mail ativo que você olhe com regularidade. Em alguns momentos, vale também fornecer o celular, principalmente se você está em busca de uma recolocação.

E para finalizar, inclua em seu perfil, logo abaixo do seu nome, algumas palavras-chaves que possam resumir suas principais qualificações. Evite palavras do tipo: “disponível no mercado” ou “em busca de recolocação”, recrutadores não utilizam essas palavras na busca e, sim, algo como, IRFS, engenheiro de alimentos, SAP, marketing digital etc. – palavras-chave que fazem sentido para a vaga.

Fica a dica!

Fonte: Você S/A


Tags: Dicas

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