INVISTA EM MARKETING LOCAL DE RESULTADOS

10/04/2017

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Conquistar novos clientes, estar à frente da concorrência e ainda precisar reter esses consumidores é um grande desafio para o empresário brasileiro. Enquanto muitas empresas focam no mercado global, poucas realmente veem o potencial da geolocalização no varejo, que gasta mais de 70% com itens básicos de consumo, como alimentação e vestuário, em lojas em um raio de até 14 km da casa do consumidor. Ou seja, a maior parte da renda da população é consumida na sua própria vizinhança e esse é um dos grandes motivos para você investir em Marketing Local de Resultados, também conhecido como Marketing de Vizinhança.

Criado com o objetivo de aumentar a visibilidade do negócio na sua vizinhança, o Marketing Local de Resultados é uma forma do empresário criar um planejamento eficiente e não fechar as portas, voltando suas ações estratégicas de marketing para o público-alvo da região em que o estabelecimento está localizado. Ou seja, o marketing local (LSM) vai estudar informações relevantes dos consumidores da vizinhança, como seu hábitos, por exemplo. Com esses dados é possível criar promoções mais efetivas, por um custo muito menor.

A internet também pode ser uma grande aliada do empresário. Consumidores pesquisam cada vez mais na internet sobre marcas e produtos, para definir o melhor preço e loja para efetuar a compra. Para usar essa ferramenta seu favor, basta utilizar o meio digital da maneira correta, identificando o público e oferecendo, algo que realmente faça sentido para ele. A personalização é um ponto fundamental para que qualquer cliente retorne ao estabelecimento. Pensando em cada cliente individualmente, o empresário terá mais sucesso nos resultados, com certeza.

Mesmo assim, para se ter mais efetividade, não se pode abrir mão das velhas ações tradicionais, e normalmente mais caras. Seguir algumas táticas claras de gestão. Entre as diversas dicas que são compartilhadas pelas técnicas do marketing local de resultados, duas são muito importantes: conheça a fundo os seus concorrentes mais próximos e segmente as ações promocionais de acordo com aspectos importantes do público, como gênero, interesses e geolocalização. 

No marketing, a expressão “pense globalmente mas aja localmente”, ainda – e cada vez mais – faz todo o sentido.

Por: Lucas Prim – CEO e cofundador da Sumone



Tags: Dicas

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