2017-04-20_convergencia-marketing

Com o surgimento e crescimento do marketing digital, o marketing tradicional acabou ficando um pouco de lado. Na realidade, a co-existência destas duas formas de marketing acabou criando um desafio interessante, que só as agências de marketing mais altamente capacitadas podem vencer: a unificação do marketing digital e físico em uma só estratégia.

Mas afinal, qual a definição de cada um deles?

Marketing Digital

O marketing digital envolve diversas ações que são realizadas através da internet. O que inclui criação e manutenção de websites e blogs, redes sociais, campanhas de Ad Words, e-commerce, entre outros.

Marketing Físico

O marketing físico ou tradicional, é aquele que velho conhecido. É aquele que envolve ações no ponto de venda, criação de material promocional ou brindes, anúncios em revistas, televisão, entre outros.

Marketing de Convergência

O marketing de convergência apresenta uma estratégia que soma os elementos do marketing digital ao do marketing físico, com o objetivo de otimizar os resultados obtidos com cada um. Na prática, as ações realizadas no meio digital possuem um impacto sobre o meio físico e vice-versa.

O marketing de convergência é ideal para atender empresas de um mercado com perfil consumidor híbrido. Exemplo: o segmento de alta tecnologia pessoal, como smartphones, e o segmento de cosméticos. O consumidor mais típico de smartphones é uma pessoa que já deixou para trás boa parte da sua conexão com o marketing físico. Ele passa o dia conectado, busca tudo online, e faz compras pela internet. Para esse tipo de público, o marketing digital é a melhor opção, pois é o que realmente interessa e atinge ao perfil.

Enquanto isso, a consumidora de cosméticos tem um pé no mundo digital, e outro no físico. Ela gosta de ler sobre as novidades e ver tutoriais de beleza na internet, mas adora visitar as lojas para testar produtos ou receber catálogos de suas marcas favoritas. Para esse tipo de público, o marketing de convergência vai garantir um impacto de todos os ângulos.

Comunicação no Marketing de Convergência

O consumidor com perfil híbrido valoriza o contato sob todas as formas. Portanto, é essencial que as empresas interajam com seus clientes através da internet, mas que também não se esqueçam do contato pessoal. Aproveitar todos os canais de comunicação é a melhor opção. Enviar cartas, por exemplo, é um meio tradicional de contato que, demonstra uma valorização maior do cliente.

O marketing de convergência também garante que você terá como oferecer ao cliente todas as informações que ele precisa para chegar à decisão de compra. O inbound marketing, pode ser usado para isso, visto que se dedica a conquistar clientes oferecendo a eles informação de alto valor. O consumidor quando bem informado e engajado com sua empresa, tanto no meio físico quanto no digital, vai se sentir mais confiante em realizar a compra. Por isso, o marketing de convergência possui uma alta taxa de sucesso.

Mas atenção, o marketing de convergência exige uma alta capacidade estratégica da agência de marketing. Caso contrário, o cliente acaba recebendo dois planos de marketing independentes, sem conexão entre si.

Tenha “nas mangas” um plano de marketing de convergência profissional, bem estruturado e executado, que consiga aproveitar os melhores aspectos de cada vertente de marketing. Assim, ele contribuirá com resultados concretos de aumento nas vendas de sua empresa.

Experimente!

Fonte: WCK