COMO MELHORAR RESULTADOS DE BUSCA NO LINKEDIN

31/05/2017

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A rede social voltada para a área profissional, LinkedIn, passou por uma modificação em seu visual na web, como também no sistema de busca. A ferramenta agora ajuda o usuário a encontrar pessoas, vagas e empresas de uma forma mais rápida e simples. E, além disso, também possui recursos que permitem filtrar os resultados, localizando o conteúdo que realmente interessa. Entre as opções disponíveis, estão a restrição por área de trabalho ou mesmo escolas frequentadas. Se você usa o LinkedIn como ferramenta para encontrar vagas, confira estas dicas para usá-lo melhor.

1. Busca por pessoas

Para localizar uma pessoa específica, digite seu nome da barra de pesquisas. Uma lista de sugestões será exibida automaticamente. Para selecionar uma delas, basta clicar no nome. Já se a pessoa desejada não foi encontrada, tecle “Enter” para acessar a página de resultados, onde será possível escolher filtros customizados.

Busca do LinkedIn permite encontrar pessoas por nome, cargo e escola (Foto: Reprodução/LinkedIn) Busca do LinkedIn permite encontrar pessoas por nome, cargo e escola (Foto: Reprodução/LinkedIn)

O LinkedIn, permite restringir os resultados de busca de acordo com empresas onde o contato trabalha ou trabalhou, localização, escolas frequentadas e palavras-chave específicas. Quando o usuário desejado for encontrado, é possível enviar mensagens, adicioná-lo como contato ou segui-lo.

2. Busca por emprego ou universidade

É possível buscar por uma profissão, universidade ou empresa específicas seguindo o mesmo método. Os resultados obedecem os mesmos tipos de filtros mas, neste caso, é possível também criar um alerta de busca para empresas e profissões clicando no botão acima dos filtros. Este recurso faz com que o usuário receba, por e-mail, as principais atualizações nos resultados de pesquisa na frequência desejada. Atualmente, já é possível, inclusive, salvar as buscas anteriores.

Rede social envia alertas para vagas e empresas (Foto: Reprodução/LinkedIn) Rede social envia alertas para vagas e empresas (Foto: Reprodução/LinkedIn)

3. Buscas por palavra-chave

A rede social permite adicionar palavras-chave para ajudar a encontrar uma pessoa específica. É possível limitar os resultados de acordo com o primeiro e último nome do contato desejado, além de seu título e empresa atual ou escola frequentada. Estas alterações são persistentes e continuam em efeito até que o usuário os remova.

4. Busca usando E, OU e NÃO

O LinkedIn também permite usar os termos E, OU e NÃO nas buscas para complementar os filtros. Caso você queira buscar uma pessoa pela universidade em que estudou, mas não sabe qual foi ao certo, pode pesquisar por: João Fernandes (UFRJ ou UERJ), por exemplo. Nestes casos, é possível usar parênteses e aspas para especificar frases e termos com mais de uma palavra.

Fonte: TechTudo



Tags: Dicas , Internet

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