COMO VOCÊ RESPONDERIA SE PERGUNTASSEM SOBRE SEUS PONTOS FRACOS EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO?

01/06/2017

20121017_111154_RTE_____Entrevista
Toda entrevista de emprego, é possível ouvir perguntas como: “onde você se vê em cinco anos?” ou “qual foi sua maior conquista?”, e dentre essas, está uma das questões que mais causam ansiedade nos candidatos: qual é sua maior fraqueza, seus pontos fracos?

A recrutadora do Facebook, Ambra Benjamin, explica que sempre existe uma resposta esperada por parte de quem faz a pergunta e, para não ser pego de surpresa, é preciso estar preparado para dar uma boa resposta, afinal, é momento de você se “vender”para conquistar a vaga tão esperada.

Segundo Ambra, vangloriar-se é a pior linha a se seguir. Além de serem muito batidas, respostas desse tipo são inúteis em uma entrevista de emprego, porque não dizem nada ao entrevistador sobre quem o candidato de fato é.

Quando o entrevistador faz essa pergunta, ele quer saber, na verdade, como você se enxerga e o quanto você está consciente de suas habilidades e não necessariamente qual é, de fato, o seu ponto fraco. A pergunta serve para colher sinais valiosos sobre sua percepção de si mesmo. Estar consciente de suas lacunas é importante.

Se você for, de fato perfeccionista demais – o que pode ser uma fraqueza real –, a recrutadora da rede social aconselha que você pule para seu segundo maior ponto fraco, seja ele qual for. Assim, você evita sair com uma imagem pedante e de pouco autoconhecimento.

Mostre para o recrutador que você tem consciência dos seus pontos fracos e está trabalhando para melhorá-los. Então, antes da entrevista, dedique um tempo a esta reflexão: crie uma lista de áreas em que você pode melhorar e pense no que pode falar sobre alguma delas. Na entrevista, mostre ao recrutador que você dedicou tempo a esta reflexão.

Se você não consegue pensar em algumas lacunas e o que está fazendo para se aprimorar, essa reflexão se torna ainda mais urgente, pois, para podermos traçar boas estratégias de desenvolvimento e melhorarmos nossas competências profissionais, o primeiro passo é saber bem quais são esses pontos fracos que precisamos aprimorar.

E, por fim, não tenha medo de admiti-los. Todo mundo tem falhas. Mas entender suas fortalezas e fraquezas mostra que você é consciente, que está se desenvolvendo.

Se você está em busca de um emprego novo ou já foi chamado para uma entrevista em breve, aumente suas chances, , praticando o autoconhecimento.

Fonte: Você S/A



Tags: Dicas

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com