O PODER DO “NÃO” NO TRABALHO

06/07/2017

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Nós, seres humanos nascemos com um ímpeto de agradar os outros e torna-se bastante tentador aceitar tudo que nos oferecido, seja no  trabalho ou com amigos.

Mas quando essa vontade é maior do que deveria, podemos acabar sem tempo para o que realmente importa.

Um artigo da coach Diana Kander publicado pela Harvard Business Review, diz que no trabalho essa tendência acaba resultando no fim da inovação.

No ambientes de trabalho, aceitar tudo é péssimo e pode trazer consequências negativas pois, as pessoas tendem a aceitar fazer o que, no fundo, acham que é um esforço fútil. Ou seja, perdem tempo que poderiam estar utilizando para ganhar vantagens competitivas no mercado.

Pensando em seus anos de experiência como consultora de inovação,a coach criou uma lista de quatro atitudes para quem quer pensar de maneira mais eficaz quando o assunto é aceitar ou negar algo:

1. Estabeleça um sistema de avaliação de valor

Para cada nova iniciativa tenha uma nota de 1 a 10, com critérios de avaliação definidos por cada departamento. “Na próxima vez que um executivo pedir para a equipe mudar de direção, isso pode ser medido de acordo com esses critérios”. Desta maneira, fica mais fácil enxergar o que pode realmente gerar valor e o que é prioridade.

2. Preste atenção nos avisos

Para Diana, “Só porque uma ideia parece boa ou traz inspiração não significa que vá funcionar no mundo real”.

A chave para entender se você deve investir tempo e dinheiro em algo vem na forma de duas perguntas, que devem ser respondidas com métricas: quando saberemos se isso não funciona e como saberemos se não funciona? Não tenha medo de encarar um fracasso de frente. É melhor errar rapidamente e consertar um erro que descobrir, tarde demais, que ele era evitável.

3. Comemore quando disser ‘não’

Isso não significa comemorar sempre que negar projetos ou ideias ruins e sim, negar também ideias boas, mas que não são suficientemente boas.

Um exemplo claro,  é Steve Jobs, expert nesse assunto: “Tenho orgulho tanto das coisas que não fizemos quanto das coisas que fizemos”, disse o cofundador da Apple, que cortava pela raiz as ideias que desviavam a atenção dos projetos principais. “Inovar é dizer ‘não’ para mil coisas.”

Crie e aplique padrões rigorosos de avaliação, tanto individuais quanto por áreas de trabalho. Assim, é possível estabelecer um processo organizado e deixar espaço para ideias verdadeiramente inovadoras surgirem.

4. Recompense iniciativas

Quando alguém tiver uma ideia de fato interessante e viável, permita que ela mesma a desenvolva. Entusiasmada e se sentindo reconhecida, a pessoa irá se esforçar para provar que aquilo realmente pode funcionar.

Se der certo, a empresa, que disse ‘sim’ a uma boa ideia e ‘não’ ao método tradicional de testes, sai ganhando ao agregar novidades e valor ao negócio – e permite que a criatividade e a inovação prosperem no ambiente de trabalho.

Fonte: Exame



Tags: Dicas

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