GOOGLE PROMETE TORNAR A INTERNET MAIS RÁPIDA

25/07/2017

20170721123838_660_420

O Google vem desenvolvendo uma nova tecnologia que já está em uso desde março. Trata-se do BBR, um algoritmo de controle de congestionamento de TCP (protocolo de controle de transmissão) que agora será usado na plataforma de nuvem do Google.

Algoritmos de controle de congestionamento servem para equilibrar a velocidade na internet entre dois computadores numa rede de internet. Ou seja, se um deles for muito rápido e o outro é muito lendo, esse sistema irá balanceá-los de modo que dados não se percam no caminho entre os dois.

Ao “padronizar a velocidade”, esse sistema acaba também, nivelando por baixo a performance da internet dos computadores envolvidos nessa troca. Com o novo algoritmo do Google, o controle de congestionamento é feito de forma mais eficiente para que a perda de informações seja calculada mais rapidamente.

BBR significa “Bottleneck Bandwidth and Round-trip propagation time”, que em português é “gargalo de largura de banda e tempo de propagação de ida e volta”. Esse algoritmo já é usado pelo Google.com e pelo YouTube, mas agora está disponível para sites que usam o GCP (Google Cloud Platform) como servidor em nuvem.

Segundo o diretor de tecnologia da companhia, Jason Cohen, o BBR permite que os sites feitos e hospedados no WordPress “carreguem na velocidade da luz”, incluindo taxas de transferência de dados até 2.700 vezes mais altas, e delays 25 vezes menores.

Ao grosso modo, a tecnologia já faz com que o site do Google e o YouTube carreguem 4% mais rapidamente hoje do que antes. Em alguns países, onde a velocidade média de internet já é mais alta, o ganho pode chegar a 14%.

A esperança do Google é de que o BBR se torne o algoritmo padrão para controle de congestionamento em todos os servidores da rede no mundo. Assim, a empresa acredita que sua tecnologia poderá tornar toda a internet pelo menos um pouco mais rápida, para todos os usuários em qualquer lugar do planeta.

Avante!

Fonte: Olhar Digital



Tags: Internet

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com