RAZÕES PELAS QUAIS VOCÊ DEVERIA TER UM DIÁRIO CRIATIVO

11/09/2017

Você já deve ter ouvido por aí, que a criatividade é um dom. Ou você nasce com ela ou não. E que não se pode aprender a ser criativo.

Muito pelo contrário!

A criatividade precisa ser estimulada, é prática diária, é disciplina, é estudo e aprendizado. Esperar o momento daquele insite pra ter uma ideia é não observar como o processo acontece dentro de si mesmo.

Antes disso, milhares de conexões acontecem no nosso cérebro, e a prática de escrever em diários é um ótimo exercício para ajudar essas conexões acontecerem.

Des1gn ON - 5 Razões para ter um Diário Criativo

Como e por onde começar?

Escrever em diário – qualquer livro ou bloco de páginas em branco no qual um indivíduo decidiu preencher com conteúdos de sua autoria – pode parecer coisa de adolescente, mas também pode te ajudar com a memória e a prática de criar meu senso crítico.

As pessoas ainda têm uma certa resistência em manter diários, devido aquela impressão de que é chato, bobo, coisa de gente que não tem com quem conversar.

Você bem que poderia deixar isso tudo de lado e experimentar. Afinal, diários são bem democráticos, por aceitarem tudo que você escrever ali. E melhor: quem faz as regras dele, é você; se você não estiver disposto em escrever um dia, tudo bem deixar para o dia seguinte; prefere desenhar ao invés de escrever, vai fundo! Solte a imaginação! Quer colar um post-it nele? Tá liberado!

Nesse espaço só seu, pode tudo e é por isso ele te ajuda a ser criativo!

Ainda não se convenceu das vantagens de se manter um diário? Tudo bem, vamos te dar mais 5 razões para isso:

Obs.: Só uma coisinha antes, vamos combinar aqui que a definição básica de diário é: todo e qualquer livro ou bloco de páginas em branco no qual um indivíduo decidiu preencher com conteúdos de sua autoria.

Des1gn ON - 5 Razoes para ter um Diario Criativo

1 – Estimula sua liberdade criativa

Como dito antes, o diário é democrático. Aceita tudo, sem te julgar, não te passa briefing e promete não contar a ninguém se você não contar. Assim, você pode ter a liberdade e, além disso, tirar o peso da expectativa de como o mundo vai reagir com aquilo que você criou. Você é livre para criar e não necessariamente, sua criação servirá para alguma coisa.

2 – Te faz planejar e pensar a longo prazo

Escrever numa folha solta é diferente de escrever em um “livro em branco”, pois exige planejamento. Geralmente você busca uma conexão entre um conteúdo e outro, o que te ajuda a ter um raciocínio lógico, em colocar ideias no papel e na habilidade em criar conexões entre tópicos diversos. Ou seja: é criatividade pura!

3 – Realmente faz bem pra memória

Dizem por aí, de que a melhor forma de aprender ou reter informação é quando você a reproduz e visualiza, não é verdade?

Um exemplo disso é aquela velha e boa cola que você preparava antes da prova da escola, lembra? Quantas vezes você acabou não precisando nem consultá-la, por já ter memorizado aquele conteúdo? O simples fato de tê-lo escrito num pequeno pedaço de papel para o professor não ver já te ajudava a memorizar. E o legal é que ter uma boa memória é ter matéria-prima para as conexões acontecerem. Sem memória, não tem conexão. Sem conexão, não tem criatividade.

4 – Faz de você um Produtor de Conteúdo

Seu diário não se fará sozinho. É preciso que você coloque coisas nele. E se rolar aquela empolgação, perfeito! Aí, tudo flui. Produzir é colocar a criatividade em prática. Talvez, aqueles conteúdos independentes que você criar para o diário vão de algum modo se conectar em uma ideia e virar a solução para algum projeto.

5 – Você pode errar e não tem prazo pra entregar

Errar é uma das melhores coisas da criatividade.

Na criatividade pode errar, e isso pode levar a algo muito bom e, até mesmo, fazer você pensar “fora da caixinha”. O diário é seu projeto pessoal onde é permitido errar, rabiscar ou “atrasar o job”. No diário você erra, testa teorias, escreve e se arrepende.

No final, seu diário vira livro de referências de coisas que você já viu, pensou, imaginou e sentiu vontade de guardar em algum lugar. E o melhor é que ele tá aberto à visitas por 24 horas.

Portanto, comece imediatamente. Você só tem a ganhar!

Fonte: Des1gnon



Tags: Dicas

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com