ILUSÃO, INVENÇÃO E INOVAÇÃO: OS 3is DA CRIATIVIDADE

04/10/2017

3is_DesignCulture

 

O professor Luiz Vidal Negreiros Gomes, autor do livro Criatividade & Design – livro de desenho industrial para projeto de produto –  aponta os 3is da criatividade como ferramenta importante a ser utilizada na formação de novos designers.

Os 3is servem para para estimular a criatividade e são os seguintes: ilusão para a fantasia; invenção para a engenhosidade; e inovação no projeto de desenho de produto.

ILUSÃO – Estímulo à fantasia, para respostas de curto prazo à produção criativa

Por meio da fantasia, é possível alcançar a motivação, o desejo e a inspiração para a realização de algo. Coisas e situações engraçadas ajudam a compor um clima agradável e leve, pois, o humor tende a fazer com que as ideias fluam com mais naturalidade.

A fantasia é o elemento-chave em muitas formas de arte, como literatura, pintura, música, cinema, teatro, artesanato e etc. E, o uso de exercícios de inversão; uso dos opostos, contrários e complementares; multiplicação das partes de um conjunto de mudanças de cor, matéria, lugar, função, movimento, dimensão e peso, podem ajudar a ampliar as habilidades mentais e manuais e também a capacidade de fazer relações de analogia.

INVENÇÃO – Prática de memória técnica, para respostas de médio prazo à criatividade;

Os exercícios de invenção consistem em dissecar as partes, componentes, elementos de produtos, e em seguida delinear a mão livre. O principal intuito dessa atividade é o de desenvolver memória técnica e a imaginação tecnológica. A atividade é inspirada nas “técnicas de visualização analítica”, sugeridas por Bonsiepe et al em 1984, cuja meta é coletar informações visuais para futuro uso em análises morfológica, semântica, estrutural e funcional do produto em questão.

Essa técnica permite demonstrar habilidades manuais para uso do desenho de convenção, desenho de visualização, desenho geométrico, além de capacidade intelectual criativa na identificação de elementos de máquinas e produtos, juntamente com a de caracterizar materiais. Estimulando também a capacidade de avaliar e até mesmo definir o melhor modo de organizar o layout e para a fabricação de um produto idêntico.

INOVAÇÃO – Estudos de analogia com as coisas da Natureza, para respostas de longo prazo à criação de produtos.

Exercícios gráficos de inovação, são aqueles – de acordo com o professor – de resposta a longo prazo à criatividade, são os que fundamentam melhor para o desenho. Nesse caso, a exploração dos exercícios que recorrem à Natureza como fonte de inspiração, desenho de observação, para o adestramento da visão e da mão, e biônica, para o embasamento da inovação a ser criada, pois, a biônica é um dos mais frutíferos caminhos para treinamento em projetos que exigem do designer um elevado pensamento divergente.

Existem vários caminhos para se tornar cada vez mais criativos e o principal, também existem ferramentas a serem utilizadas para cada tipo de projetos. Afinal, nenhum projeto é igual a outro, e o processo criativo também não precisa ser o mesmo.

Por fim, é preciso ampliar um pouco mais o olhar em relação a métodos e ferramentas de criação. Afinal, os 3is da criatividade podem ser utilizados por studios de Design e empresas que possuem setor de criação para estimular a capacitação de seus membros e até mesmo reformular seus processos ao analisar os apontamentos aqui citados.

Fonte: Design Culture



Tags: Dicas

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com