CRIATIVIDADE SERÁ O MOTE DAS AÇÕES PARA 2019

06/10/2017

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Macrotendências apontam conceitos que transformarão negócios em dois ano. Comportamentos serão transformados após períodos de turbulência social e econômica

Muitos aspectos e valores da sociedade serão repaginados e “reestruturados” no futuro, devido as turbulências econômicas e políticas. As empresas, para se comunicarem melhor com os consumidores, precisarão estar atentas a alguns sinais de transformação. Observar e analisar a mudança comportamental das pessoas para oferecer algo a mais é primordial, afinal, dados da WGSN apontaram que a criatividade será o mote das ações para 2019.

O relatório “Visão para 2019”,  apresentado pela companhia especializada em análises e previsões de tendências. Esse relatório, aponta rês macrotendências – Comunidades Locais; Em Contato; e Manifesto Criativo -, que vão direcionar a forma como a população ao redor do mundo consumirá e fará negócios em dois anos.

Atualmente vive-se o caos, devido às reações da sociedade contemporânea repleta de fortes e instantâneas emoções – os consumidores criarão soluções, a fim de levar as coisas um passo adiante. As empresas serão induzidas a apostar em novas formas de fabricação, além de olhar mercados que são pouco atendidos. Para o design e/ou criativos em geral, será muito além do desenvolvimento de um produto. Será a elaboração de novos sistemas de design: o social e crítico.

A era da criatividade
As reações hoje em dia, buscam imobilizar as instituições: questionando os sistemas que definiram nosso mundo, por meio da falta de confiança nas autoridades e revolta contra os padrões e normas. Daqui a dois anos, a tendência é estimular e incentivar a criatividade. infiltrando-se em Instituições com energia criativa; estimulando novos discursos até encontrar a auto expressão; projetando sistemas, e não só coisas.

Entrar na zona de desconforto é essencial para os criativos e esses profissionais serão essenciais em toda a força de trabalho para revigorar os negócios e o design, sob o propósito de que as mentes criativas impulsionarão o futuro.

Quem tiver medo de fracassar ou sair da zona de conforto podem acabar prejudicando os negócios.

Assim, a previsão é de que no futuro o fundamento será a criação de sistemas e não de objetos. Será necessário mais experiências, e o design de experiência virá cada vez mais de fontes fora do Ocidente. Outros padrões,  novas narrativas e pontos de vista pouco explorados ganharão espaço. A WGSN aponta ainda que vários cargos, irão deixar de existir. As pessoas buscarão cursos mais técnicos do que a graduação em si, por conta da automação do mercado.

As companhias devem responder 03 questões:

Em contato: será perceptível que à medida que o mercado de experiência ganha mais adeptos, as empresas precisam se engajar com seus consumidores, precisam ter algo além do divertido. Será preciso estar atento às suas reais demandas. Ou seja, ao que querem viver, experimentar, sentir. Como se manter pertinente por meio das experiências oferecidas?

Comunidades locais: como as marcas podem contribuir com a economia local? O que esse viés significa para a empresa e quem são seus aliados? Como se manter pertinente e cultivar as relações com os consumidores em 2019?

Manifesto criativo: como oferecer não só produtos, serviços e experiências inovadoras, mas também sistemas inovadores que apostam em mudanças? Como a sua empresa aproveitará o seu potencial criativo e permitirá que seus funcionários façam o mesmo? É importante que as empresas defendam as causas nas quais elas e seus clientes acreditam. Você defende os direitos dos seus funcionários, como igualdade salarial e inclusão de minorias?

Pense nisso!

Fonte: Mundo do Marketing



Tags: Dicas

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