UMA JORNADA CHAMADA ENGAJAMENTO

11/10/2017

Motivação e engajamento não são as mesmas coisas e se diferem em relação ao valor do trabalho e à causa da organização. A motivação é o impulso inicial, o que nos faz sair da inércia, já o engajamento, é o que nos faz querer fazer bem feito aquilo que começamos.

Ao iniciarmos a jornada do engajamento, a motivação ainda está muito ligada à segurança e às necessidades do colaborador. O desejo é ter uma jornada de trabalho definida, com um intervalo de descanso até o próximo dia de trabalho, com condições que garantam o mínimo de segurança para que possa realizar as atividades para as quais fora contratado. A remuneração e alguns benefícios são esperados em troca do trabalho. Assim, esse colaborador irá se esforçar para cumprir suas metas e alcançar resultados pois sabe que a permanência na organização depende disso.

Para existir engajamento, o colaborador tem que se identificar e acreditar na cultura organizacional a qual está inserido e compreender o seu papel dentro do fluxo de valores da empresa. Ou seja, quando ele deseja algo mais que a remuneração, benefícios e horários estabelecidos. O anseio por um ambiente de trabalho adequado, a boa convivência com seus colegas, com seu gestor e até mesmo com clientes e fornecedores.

Quando trabalhar não se transforma em suplício e não é encarado como obrigação, já que não é por ser pesada que a atividade deve ser desagradável. A pessoa pode gostar do que faz mesmo tendo um volume grande de trabalho. Ser motivado pelas coisas certas e no momento adequado, pode se tornar um estímulo para ir pouco mais além, pois mesmo que o trabalho seja pesado e estressante, a pessoa vai desejar receber um reconhecimento a superar uma meta ou conquistar um cliente difícil.

O gestor deve estimular a equipe reconhecendo o esforço e o talento da equipe como uma atitude saudável. O indivíduo passa a sentir orgulho pelo que faz e reconhece a importância disso, o que certamente o levará a buscar por mais responsabilidades.

Esse anseio por mais responsabilidades está associado ao desejo de participar da tomadas de decisões ligadas às suas tarefas, tornando o trabalho mais desafiante. O desafio constante impulsionado por novos conhecimentos que são adquiridos pelo caminho, fazem com que o profissional cresça em expertise. Mas, claro que o gestor deve ter o cuidado para que isso esteja devidamente alinhado com a estratégia da empresa.

O colaborador deve ter em mente que engajar é mais do que oferecer mais resultados, e consequentemente mais lucros, para a empresa. O engajamento também traz um “up” de valor agregado à força de trabalho que ele oferece à organização. A jornada para o engajamento é, uma busca pelo crescimento profissional alinhado com as estratégias definidas pela organização, sendo sempre guiado pelo gestor.

Fazer a gestão de uma equipe para que atravessem por uma jornada para se engajarem é mais do que um plano de ação, é guiar pessoas por uma jornada inesperada, afinal de contas, nem todos os percalços estarão previstos, já que não existe um roteiro pronto, mas uma história a ser construída.

Fonte: Ideias de Endomarketing



Tags: Dicas

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