A GENIAL SACADA DA BRASTEMP

23/10/2017

A marca de eletrodomésticos Brastemp ressucitou uma campanha antológica e, através do que chamamos hoje de memes, fez uma homenagem ao bordão que a consagrou.

Bem antes da era dos memes, as campanhas publicitárias e novelas surgiam com os bordões que ficavam na boca do povo. Até hoje – quem nasceu antes de 1991 deve entender o que significa – você vez ou outra escuta por aí um: “não era assim, uma Brastemp”, o que comprova o êxito da publicidade.

Criada na época pela agência Talent, estrelada pelo músico Wandi Doratiotto, o ator Arthur Kohl, e dirigida pelo cineasta Fernando Meirelles, a campanha se tornou um grande hit, sendo reprisada em outras versões até 2003.

Hoje, com o intuito de fazer homenagem da nova geração às outras gerações de produtos da marca, trouxeram de volta Doratiotto e Kohl ao lado de celebridades que, voluntariamente ou não, caíram na graça da audiência com seus bordões, como: Glória PiresSusana VieiraCarolina Ferraz e Bela Gil.

Confira:

A campanha viralizou e Wandi Doratiotto, com “60 e tantos” anos ficou surpreso com o convite e com a repercussão da peça feita para as redes sociais. O sucesso foi tanto, que passará também, na televisão. “Há muito que eu vinha fazendo minhas coisas [na música e no teatro], dando entrevistas, sempre voltava a pergunta ‘e a Brastemp?’, e eu questionei por que não nos chamavam de novo”. Segundo ele, não deu um mês e já o procuraram. “Tudo foi uma confluência muito boa, ficou um residual afetivo. Fiquei muito contente.”

Confira:

 

A mesma surpresa veio com o primeiro convite, em 1991, quando tinha 38 anos e estava ocupado com sua banda Premeditando o Breque. Wandi achava que a publicidade não era seu negócio, mas ganhou confiança quando Fernando Meirelles o convidou para participar por ser engraçado. “Foi assim que rolou e foi um upgrade na minha vida que eu não esperava.”

Longe do dilema de choque de gerações, o músico explica o que era se sentir um “meme” quando essa palavra sequer existia. “Tinha aquela mensagem que todo mundo pegava. E você é lembrado mais vezes. Por exemplo: fizemos uma peça que abria com o sofazinho da propaganda da Brastemp porque era um código que todo mundo conhecia.”

Fonte: Veja



Tags: Internet , Publicidade

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