AS TENDÊNCIAS DOS LOGOIPOS

24/10/2017

Sabia que logotipos possuem tendências como tudo no mundo? Mas, calma! Não é por isso que você vai ficar preso a elas para fidelizar mais clientes com seu trabalho! Mas que ajuda, ajuda!

Há tendências de formas e traços que têm se sobressaído, o que denota não só uma maior aprovação por empreendedores, mas pelos seus clientes.

Por que me preocupar com tendências de logos?

Assim como no psicologia das formas dos logotipos, saber as logo trends te ajuda a:

  • encontrar um estilo que, por ser tendência, o cliente já está propenso a gostar;
  • descobrir um estilo que você nem estava ligado, mas que é perfeito para o seu cliente;
  • economizar o tempo tentando reinventar a roda em vez de se inspirar em referências que dão resultado.

Mas vamos ao que interessa: as principais tendências de logotipos deste ano

Logotipos Monolinhas (MonoLines)

Os logotipos de monolinhas, ou de linhas finas, transmitirem sofisticação!

logo-trends-tendencias-logotipos-monoline-monolinha-monoweight-logos

Isso porque traz em sua essência toda a clareza que apenas seus traços objetivos e cleans podem transmitir.

 

A aplicação pode ser limitada, causando “emaranhados” de informações que se perderiam em algumas aplicações pequenas – como mobile.

Mas, cuidado: embora seja péssimo que detalhes se percam, o que importa é ter a certeza que o visual geral não será perdido.

Logotipos Empilhados (Letterstacking)

Devido a dificuldade em desenhar uma boa composição, não é o formato mais comum, afinal de contas, o letterstacking é uma tendência de logotipo que mais se parece um cartaz do que um logo!

Mas é justamente essa sua complexidade que traz o charme: o estilo é um desafio mental por si só, por isso se destaca em meios mais intelectuais como universidades e museus.

logo-trends-tendencias-logotipos-letterstacking-letras-empilhadas

Se o teu público for mais “cabeça”, esse estilo de logotipo é ótimo pois seu público-alvo não resistirá ao desafio que é desvendar o “quebra-cabeças” que a sua marca representa!

Isso sem contar que este é um maravilhoso exercício de tipografia, o que pouca gente realmente domina!

Logotipos de Espaço Negativo/Minimalistas (Negative Space)

Os logos com espaço negativo estão longe de ser novidade, mas entram na lista de tendência por continuarem sendo irresistíveis e terem altíssima capacidade de síntese!

logo-trends-tendencias-logotipos-espaco-negativo-negative-space

Entre as vantagens, você encontra:

  • a possibilidade de transmitir dois ícones em um único logo sem causar qualquer incômodo;
  • e a capacidade de fazer o seu público se sentir esperto por ter pescado as ideias escondidas!

É sempre bom que o seu logo passe uma única mensagem, mas esse estilo de logotipo é o único com a liberdade e capacidade de falar muito sem incomodar nem um pouco.

Logotipos Cinéticos

Os chamados sistemas de logotipos vieram para ficar!

Um exemplo é o redesign da Oi, que causou um enorme mimimi, mas vários sites de renome mundial aplaudiram.

As marcas mutantes são tão dinâmicas que mudam a vontade sem perder a sua identidade, como você pode ver no redesign de logo da City of Melbourne:

logo-trends-tendencias-logotipos-logos-cineticos-kinetic-2

Ao contrário do que muitos pensam, os logo cinéticos não violam as normas de um bom logo design:

Por mais que ele mude, o logo mutante preserva um padrão inconfundível – o que garante a pregnância da marca e, de quebra, ainda amplia a possibilidade aplicações!

Outra vantagem dessa tendência  é que as variações podem transmitir mensagens adicionais, como visto no caso da Oslo City Bike:

Oslo City Bike revela sistema de logotipos interativos! 5

Logotipos Flat

O flat design também chegou para ficar exatamente por ser extremamente direto e ergonômico!

logo-trends-tendencias-logotipos-flat-logos

Suas vantagens são:

  • a clareza em transmitir uma única mensagem (sem margem para confusão);
  • muito menos dores de cabeça na hora da aplicação;
  • arquivos menores que economizam muitos dados.

Não é à toa que vimos no processo criativo do Google que seu redesign flat deixou o site muito mais acessível pra muita gente – além de economizar bastante banda para essa empresa gigantesca.

Logotipos Artesanais (Handmade)

São mais autorais que os logos monolines, os logos artesanais falam em nome da honestidade!

As linhas deixam extremamente claro que alguém botou a mão na massa para produzi-las, e como consequência o público-alvo acreditará que essa dedicação também se reflete no serviço da empresa!

logo-trends-tendencias-logotipos-artesanais-manufaturados-handmades

Geralmente, é um estilo mais adotado para micro-negócios, mais diferenciados e gourmets, já que esse estilo de logotipo passa um feeling artesanal o que é ideal para uma pequena cafeteria, por exemplo!

Essa tendência reflete outra: a de humanizar as empresas e o marketing!

Logotipos com Gradient / Degradê

O redesign do Instagram no ano passado, confirmou que os logos em degradê voltaram para ficar.

E  faz sentido: além da digitalização, os métodos de impressão avançaram tanto que ficou fácil imprimir um bom gradient.

Daí a dificuldade em lidar com ele: fomos formados por professores de épocas em que ou o gradient saíria muito caro, ou saíria muito ruim!

O gradient bem-feito dá um ar de modernidade e bem-finalizado ao seu logo.

Logotipos com Overlay

Semelhante ao degradê, a variedade de cores tornava os logos com sobreposição invisáveis, mas isso mudou!

Os logos em overlay também servem para dar um ar de modernidade a marca, porém podem ser mais difíceis de domar:

Note que no Truman, os arredondamentos e as cores pastéis claras com overlay geraram uma marca tão amigável que beira ao infantil. Talvez tenha sido esse o objetivo.

No caso do MasterCard, a sobreposição única ao meio é um imã para os olhos, o pode ser bem usado por uma marca, mas péssimo por outra. Já no One Journal, o 1 preto é tão contrastante que chega a parecer errado (note que até está cortado)!

Mas assim como a tendência de logotipos em degradê, é tudo questão de dedicação na produção!

Logotipos Shadow Breaks

O estilo “quebra por sombra” (tradução livre) é uma maneira incrível de dar um feeling 3D super moderno a um logo!

O estilo geralmente é empregado chapado, sem qualquer gradação, porém ele fica excelente de qualquer maneira se feito cuidadosamente:

No caso do Botanika (o vermelho), essa pequena gradação nas sombras faz parecer que toda a marca está brilhando — só que por ilusão de óptica e não complexos e problemáticos degradês.

Por fim, o estilo também é excelente para criar hierarquia, o que dá margem para criações interessantíssimas como o “labirinto” do logo verde!

Fonte: Temporal Cerebral



Tags: Publicidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com