GENERALISTA OU ESPECIALISTA? O QUE ESCOLHER PARA SER MAIS COMPETITIVO NO MERCADO

06/11/2017

Se manter empregável hoje, é o maior desafio de qualquer profissional e se manter atrativo para o mercado ou mesmo para a empresa onde já trabalha, também. Mas, na hora de buscar qualificação, é melhor ser um especialista – ter conhecimento profundo sobre determinado tema –  ou ser generalista – passar por diversas experiências?

Pergunta difícil, mas um estudo conduzido pela Columbia Business School e pela Tulane University, ambas nos Estados Unidos, apontou que generalistas encontram mais espaço e melhores condições no mercado de trabalho.

Os motivos estão no fato de que os generalistas conseguem ter uma visão mais completa e sistêmica dos negócios, por isso costumam ser preferidos pelos supervisores. Também por causa dessas características, eles tendem a assumir funções de liderança mais rapidamente, já que esses cargos demandam tanto conhecimento sobre o assunto quanto habilidades de gestão.

Para Sofia Esteves, fundadora do Grupo DMRH e Cia de Talentos, o mais importante hoje é a capacidade de aprender coisas novas e se adaptar rapidamente às novas demandas do mercado.

Outro movimento de mercado que poderá favorecer os generalistas é a transferência de pessoal entre departamentos dentro das empresas. Se o profissional tiver condições de atender a demandas internas em diferentes setores, estará mais apto a atuar em áreas diversas dentro da organização. Ele será visto como “mais útil” ao negócio, e, portanto, mais competitivo.

Isso não quer dizer que os especialistas não serão mais necessários. Áreas muito específicas, que demandam alto grau de conhecimento sobre algum assunto, eles podem se destacar.

No entanto, em outras áreas, a visão é de que os generalistas podem contribuir melhor para o funcionamento integrado dos negócios, já que eles passaram por experiências diversas.

Seja lá qual for a sua decisão em se tornar um especialista ou generalista, saiba que, em ambos os casos, você precisará de qualificação. E isso só é possível com aperfeiçoamento pessoal e profissional. Por isso, invista em cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e profissionalizantes.

Fonte: G1



Tags: Dicas

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com