APENAS 2 FRASES SERÃO LIDAS EM SEU CURRÍCULO ANTES DE SER DESCARTADO PELOS RECRUTADORES

24/11/2017

 

Na busca por um novo emprego, alguns detalhes que fazem a diferença entre ser chamado logo pra uma entrevista ou ficar muito tempo sem receber retorno.

Um estudo feito por uma das maiores empresas de consultoria em recursos humanos, The Ladders, usou a tecnologia de rastreamento de visão para entender como recrutadores examinam um currículo para descartá-lo ou não.

Os pesquisadores mediram onde e quanto tempo os recrutadores olham em um currículo, qual informação é mais valiosa para eles, e que dados eles usam para determinar se um profissional é um candidato em potencial.

“Algumas das descobertas mais surpreendentes envolveram os fundamentos do processo de revisão do currículo dos recrutadores. Por exemplo – e apesar recrutadores ‘diferentes auto-relatórios – o estudo descobriu que os recrutadores gastam apenas 6 segundos revendo um currículo individual.”

Antes do estudo ser feito, acreditava-se que um recrutador levava de 4 a 5 minutos avaliando cada currículo.
Agora sabemos que existe um ‘pré-filtro’ de apenas 6 segundos.

E é aí que está o mistério que faz com que muito profissional bom não seja chamado para entrevistas.
E a culpa não é desses profissionais.

Com apenas 6 segundos de atenção no nosso perfil profissional a nosso favor, precisamos renovar a atenção do recrutador para que ele leia mais do perfil e nos chame para uma entrevista.

Se no perfil possuir uma seção de resumo (também chamado de sumário) o recrutador vai ler essa seção primeiro, pois é como ler a sinopse de um filme antes de assistir um filme.

As duas primeiras linhas do resumo devem deixar claro quem é o profissional que aquele perfil representa para não causar dúvida na cabeça do recrutador.

A partir daí o resumo deve responder 4 perguntas para deixar o recrutador muito interessado em convidá-lo para uma entrevista:

  1. Como você chegou até onde está profissionalmente?
  2. Quais são suas maiores realizações?
  3. O que te diferencia dos demais profissionais da sua área?
  4. Que ação você quer que as pessoas tomem após ler o seu sumário? (especialmente para quem está desempregado)

Tanto o currículo, quanto o perfil profissional no LinkedIn, possuem vários importantes detalhes que fazem um profissional ser convidado para uma entrevista. É como participar de uma conversa interessante com alguém e, se no meio da conversa essa pessoa fala uma besteira, automaticamente perdemos o interesse nela. Assim também é para recrutadores.

Agora que você já sabe disso, ajuste-se a isso e vá a luta!

Fonte: Marco Enes



Tags: Dicas

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com