O FASCINANTE UNIVERSO DA ILUSÃO DE ÓTICA

29/11/2017

 

Você pode nem sequer perceber isso no início, mas muitas técnicas enfrentadas ao trabalhar em uma interface, logotipo ou ilustração são puras ilusões de ótica!

1- Ilusão de Triagem-bisecção 

Os ícones podem enganar, especialmente aqueles com geometria complexa e proporções estranhas. Nem todos os ícones dentro de um conjunto são simétricos, pixel perfeito ou mantêm uma relação de aspecto consistente.

Alguns ícones requerem intervenção direta! Colocar um triângulo dentro de um recipiente curvo ou reto pode fazer com que o elemento apareça opticamente fora de lugar.

O motivo disso é devido a um efeito conhecido como a ilusão triangulo-bisecção. O centro de massa do triângulo é calculado com base em sua caixa mínima de delimitação.
 Existem duas teorias para esta fascinante ilusão:

Escalação de constância inadequada
A ilusão contém pistas de perspectiva que aumentam o tamanho percebido de objetos mais distantes, e um triângulo equilátero pode ser percebido como a imagem plana de uma estrada vista em perspectiva, com o ápice superior deitado no infinito e a base inferior como a parte mais próxima da estrada.

Centro de gravidade / centro da área
Se um observador foi convidado a encontrar o ponto intermediário, acabarão por encontrar o centro, que tem áreas iguais acima e abaixo dele.
O centro de um triângulo equilátero fica bem abaixo do seu ponto intermediário, e há evidências de que os observadores façam escolhas que sejam um compromisso entre os dois.
Para que o triângulo dentro do seu recipiente apareça opticamente centrado, você precisará encontrar o centro de um triângulo calculando o ponto de interseção das linhas que juntam cada vértice com o ponto médio do lado oposto.

Ou seja, o centro pode ser localizado a 1/3 da distância de cada lado para o vértice oposto. Este método também pode ser aplicado a muitas outras formas.

2 – Ilusão horizontal vertical

É um retângulo? É um avião? Não … é um quadrado?!

Os quadrados são os blocos de construção fundamentais de qualquer sistema de design. Eles podem ser vistos em cartões de design de materiais, postagens no Facebook, e Pinterest. Depois de deslocar-arrastar para fora um quadrado em Esboço, você pode, às vezes, dar uma olhada em duas vezes para ver se cada um dos lados é de proporções iguais.

Se você olhar o suficiente, os lados verticais parecem mais longos do que os lados horizontais. É como se o quadrado fosse de fato um retângulo! Mas na verdade, é um quadrado.Isso é conhecido como a ilusão vertical-horizontal.

 

A imagem na publicação do Facebook é um quadrado de 1: 1 O que é realmente fascinante é que diferentes culturas e gêneros percebem essa ilusão de maneira diferente. As pessoas que vivem em cidades urbanas desenvolvidas tendem a mostrar maior susceptibilidade do que as pessoas que vivem em áreas rurais. Isso ocorre porque aqueles em áreas rurais tendem a estar mais acostumados a viver em casas redondas.

3 – Bandas de Mach

Se uma sombra falsa cai sobre uma superfície, lançou uma ilusão?

A colocação de tons da mesma cor adjacentes um ao outro foi uma tendência comum durante a era do design plano. Olhando de perto, você pode ter notado uma sombra falsa que aparece entre as bordas de cada sombra contrastante.

Essa ilusão é conhecida como bandas de Mach. Nenhuma sombra foi adicionada à imagem, é apenas a maneira como nossos olhos a percebem!

As sombras aparecem entre as bordas de cada linha A explicação técnica para a ocorrência desse efeito deve-se à inibição lateral, o que significa que a área mais escura aparece falsamente ainda mais escura e a área mais clara aparece falsamente ainda mais leve. Embora esse efeito seja bastante sutil no mundo do design visual, para provar sua influência, as bandas de Mach podem ser um obstáculo real para os praticantes de odontologia.

Os raios-X de dentes geram imagens em escala de cinza usadas para analisar variações anormais de intensidade. As bandas de Mach podem fornecer um diagnóstico falso-positivo se não for identificado corretamente.

4 – Hering Illusion

Você já encontrou um logotipo contendo linhas muito finas ou uma imagem de fundo com pequenos pontos aparecendo para se mover ou pulsar enquanto você está rolando?

E quanto a assistir a um vídeo que consiste em uma TV em segundo plano exibindo linhas onduladas?

Se assim for, isso se deve a um efeito de aliasing chamado Moiré, onde dois padrões de grade são superpostos um ao outro, gerando um movimento falso movido uma vez.

Os dois padrões de grade neste caso são a imagem e o monitor atualizando constantemente para criar a ilusão.


Role para cima e para baixo para ver o efeito de vibração. É um efeito muito legal, embora Moiré não seja uma ilusão ótica, é um padrão de interferência. O exemplo do logotipo da Sonos usa uma combinação do padrão Moiré, ilusão de Hering e movimento ilusório. Esta técnica sensorial é bastante popular dentro da comunidade Op Art.

5 – Hermann Grid

Para aparecer, ou para não aparecer, essa é a questão.

A ilusão da grade Hermann é bastante popular e pode ser vista em layouts que contêm uma grade de quadrados colocados em um fundo de alto contraste. Olhar diretamente para qualquer quadrado produz gotas de fantasmas nas interseções dos quadrados circundantes.

Mas olhar diretamente para uma interseção fará com que as gotas desapareçam.

Aparecem pontos cinza ao olhar para as interseções. A razão para este efeito é devido à inibição lateral. Simplificando, é a capacidade de um neurônio excitado reduzir os neurônios vizinhos na última direção.

6 – Ilusão de contraste simultâneo

Ambos são quadrados separados, refletindo a mesma quantidade de luz?

Colocar dois objetos da mesma cor em diferentes fundos contrastados pode fazer com que ambos os objetos aparecem como se fossem de fato cores diferentes. Este fenômeno é conhecido como a Ilusão de Contraste Simultâneo.

Este efeito pode ser diferente para algumas pessoas.

A cor do texto é exatamente a mesma em ambos os lados, mas não parece assim. Infelizmente, não há uma sólida teoria para o porquê dessa ilusão ocorre, mas há uma abundância de pesquisas que especulam o porquê.

A Inibição Lateral, que é responsável pelas Faixas Hermann Grid e Mach é uma das razões.

7 – Munker-White Illusion

Meus olhos apenas me enganam?

Essa ilusão é bastante sutil, mas, no entanto, fascinante! Olhando para o GIF acima, os blocos de púrpura à esquerda aparecem mais claros do que os blocos roxos à direita. Uma vez revelado, ambos os blocos de fato refletem a mesma quantidade de luz.

O motivo da ilusão de Munker-White é devido a inibição lateral.

8 – Ilusão de cor de água

Se você olhar de perto, você pode notar que a área pálida assume uma sombra muito mais clara com base na cor da borda circundante. Você pode se surpreender ao saber que a área mais leve é ​​realmente branca!

Este fenômeno visual, conhecido como ilusão de cores de água, depende da combinação de luminância e contraste de cor das linhas de contorno para que ocorra o efeito de espalhamento de cores.

 A área branca dentro do botão parece ter uma leve tonalidade com base na cor da borda.

9 – Jastrow Illusion

O tamanho realmente importa?

Trabalhar em uma ilustração ou um logotipo se é uma marca ou um tipo requer corte e corte de formas diferentes. Essa ilusão ocorre quando se trabalha com objetos curvos.

Os dois elementos aparecem diferentes em tamanho, mas após uma inspeção mais próxima, eles são de fato exatamente o mesmo tamanho!

Essa ilusão é vista durante o processo de criação, pois algumas arestas de forma idêntica podem parecer menores do que outras. Como isso é possível?

A explicação definitiva sobre por que percebemos os segmentos de diferentes tamanhos é que nossos cérebros são confundidos pela diferença de tamanho entre o raio maior e menor.

Em outras palavras, o lado curto faz o lado longo parecer mais longo, e o lado longo faz com que o lado curto pareça ainda mais curto.

10 – Cornusweet Illusion

É uma inclinação escorregadia.


Além da Ilusão de Contraste Simultâneo e Mach Band, a ilusão de Cornsweet usa um gradiente enquanto usa uma linha central para criar uma impressão de que um lado da imagem é de fato mais escuro do que o outro.

Mas na realidade, ambas as seções são as mesmas! Você pode achar que ambos os lados são de fato idênticos quando as seções são colocadas em paralelo.

Cada diamante tem o mesmo gradiente, mas parece estar ficando mais escuro (de cima para baixo) Essa ilusão produz um efeito semelhante às duas ilusões acima mencionadas, mas de fato difere de duas maneiras importantes: No exemplo de bandas Mach mostrado anteriormente, o efeito é visto apenas em áreas próximas à borda de cada sombra.

A ilusão de Cornsweet no entanto afeta a percepção de toda a área. Com a ilusão Cornsweet, a parte leve da borda parece mais leve e a parte escura da borda parece mais escura. Este é o oposto dos efeitos de contraste habituais.

11 – Müller-Lyer Ilusão

Superação para percepção visual ideal. Os tipógrafos entenderão que criar uma fonte exige que você confie mais em sua intuição de design do que em seu pensamento lógico.

O posicionamento matemático de cada personagem com base em sua altura métrica fará com que toda a palavra pareça desproporcional em termos de percepção visual. Uma prática comum na mecânica de tipos envolve um processo chamado overshooting.

Para simplificar, a superação é um processo de redimensionamento de caracteres individuais para alcançar o equilíbrio ótico.



Sem overshooting, a letra ‘e’ no LinkedIn e a letra ‘z’ na Amazon não estão equilibradas opticamente.Olhando para o logótipo famoso acima, alguns personagens não ficam nivelados dentro da linha de base e x-height.
Os tipógrafos têm que ajustar opticamente manualmente cada pares de caracteres para obter o melhor resultado. Mas por que precisamos superar a tipografia?
A razão pela qual a ultrapassagem é necessária é devido a uma das ilusões ópticas mais populares do mundo, o Müller-Lyer Illusion. Este fenômeno visual afirma que colocar um chevron em cada extremidade de um segmento de linha pode fazer com que um segmento apareça mais curto ou mais dependendo da direção do chevron.
Muito legal, né?

Fonte:Prototypr / Tradução: Google



Tags: Publicidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com