A DIFERENÇA ENTRE IDENTIDADE E IMAGEM DA MARCA

28/02/2018

O interesse ou identificação de um cliente com uma marca, carrega junto uma série de adjetivos para nomeá-la. Ela pode ser moderna, elegante, irreverente…

Essas características de personalidade se dão ao fato das marcas terem uma identidade, que por sua vez, é refletida pela sua imagem por meio da comunicação com o público.

A identidade da marca é criada dentro da organização, é caracterizada pelo que a empresa quer que a sua marca signifique para os envolvidos, para o público, para a sociedade.

A personalidade da marca, é aquela que nós interpretamos pelos seus sinais de comunicação, pela sua propaganda, pelo seu espaço físico ou através do contato de seus funcionários com o público. Ela consegue ser distintiva e duradoura através dos anos, criando vínculos e relacionamentos.

Se esta personalidade é capaz de interagir, também pode nos proporcionar reações emocionais, como a paixão, ou o oposto, como as decepções. Por este motivo há tantas marcas que conseguem “fãs” e clientes fieis.

Ou seja, para diferenciar a identidade da ideia de imagem, a identidade seria constituída pelas características diferenciais da organização (essas criadas pelos responsáveis da organização e pela relação entre os membros, incluindo suas experiências e expectativas), e a imagem seria construída a partir de como esta marca é percebida e recebida por todo o público.

Assim, podemos dizer que a imagem da marca pode ser diferente sob ponto de vista de quem a percebe.

A identidade pode ser criada e modificada pela organização, mas por outro lado, a imagem não é tão facilmente manipulada, pois é o reflexo da forma como as manifestações são recebidas através da experiência do público com a marca, com seus concorrentes e com todas as relações contextuais.

Para quem administra empresas e marcas, o apontamento mais importante é ter consciência de que a identidade da marca precisa ser bem pensada de dentro para fora, da cultura organizacional para o mercado.

Entretanto, não se pode esquecer que todo tipo de interação com o público, seja ele por meio de publicidade, pela internet ou pelos seus colaboradores, fará parte da imagem que será percebida pelo consumidor, com consequências que vão desde associações positivas às negativas, reais ou imaginárias, racionais e afetivas.


Fonte: Ideia de Marketing



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