ONLINE x OFFLINE: PENSAR ASSIM É PREJUDICIAL PARA SEU PLANEJAMENTO

23/03/2018

 

Vivemos a tendência da “digitalização” do mundo. Ao olharmos para a tecnologia que tínhamos há 10 anos, podemos percebemos quantas coisas já estão obsoletas e inadequadas, e o mesmo acontecerá com que temos agora.

Este mundo, cada vez mais virtual, uniu pessoas e diminuiu a sensação de distância entre lugares, refletindo direto nos hábitos de consumo.

O atendimento ao cliente, praticamente, deixou de ser físico para ser algo virtual. Entretanto, algumas empresas tradicionais, e principalmente as de pequeno e médio porte, não enxergaram esse novo mercado de forma positiva, afinal as novas empresas “digitais” estão disponíveis a todos, independente da localidade.

Os consumidores estão marcando suas presenças nas redes sociais mas, engana-se quem pensa que para ter sucesso, basta usar mídia paga e investir em otimização para os mecanismos de buscas para vencer a concorrência na aquisição de novos clientes.

Segundo um estudo realizado em 2015 pelo Google, 74% dos consumidores pesquisam na internet enquanto estão decidindo comprar em uma loja física. Ou seja, as vendas offline continuam sendo muito importantes e a nova tendência é a união desses dois universos, online com o offline.

E como unir esses universos?

Antes de tudo, é preciso entender claramente o comportamento nesses dois ambientes e coletar detalhes da compra que possam ser utilizados para traçar um perfil do seu consumidor.

Traçando este perfil, não só vai te ajudar a entender a necessidade de uma reestruturação de um modelo de operações, como te auxiliará a elaborar uma comunicação cada vez mais otimizada e eficiente nos dois ambientes, além de facilitar o entendimento do que as pessoas estão buscando e esperando dos seus produtos ou serviços.

Somente dessa forma será possível planejar e executar ações online e offline (ou onlife, como preferir), que vão de encontro com as expectativas e necessidades do usuário, proporcionando a melhor experiência com a sua marca.

Fonte: Ideia de Marketing



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